Uma série de sintomas indicam possível envenenamento por arsênico . Estes incluem problemas gastrointestinais, como dor de estômago, náuseas, vômitos e diarréia. Dormência nas extremidades e espessamento ou descoloração da pele também pode ser observada . Cegueira e paralisia parcial pode ocorrer até mesmo em casos graves. Fadiga, arritmia cardíaca e hematomas anormais são outros sintomas possíveis de exposição a níveis elevados de arsênico.
Risco aumentado
Além desses sintomas mais imediatos , arsênico inorgânico de fontes tem sido demonstrado que o aumento do risco de diversos tipos de cancro . Cânceres que tem se mostrado mais provável devido à exposição ao arsênico inorgânico incluem pulmão, fígado e câncer de rim, câncer de pele , câncer de bexiga e até mesmo câncer de próstata. Diabetes , doenças cardiovasculares e distúrbios do sistema imunológico, sistema reprodutor ou sistema nervoso são outras possíveis consequências a longo prazo da exposição ao arsênico .
Diagnóstico
Arsenic se acumula no organismo e pode ser encontrada no cabelo , unhas , sangue e urina dos indivíduos afectados. Teste de urina mostrará recente exposição ao arsénio durante o teste do cabelo ou unhas pode mostrar exposição ao arsênico até 12 meses atrás.
Níveis
o nível de arsênico em água potável afeta diretamente a probabilidade e gravidade de ambos os sintomas agudos e crônicos . A um nível de três microgramas por litro , um aumento no risco de pele , cancro do pulmão e da bexiga pode ser esperado . Os sintomas agudos , tais como desconforto gastrointestinal e formigamento ou dormência deve ser apenas aparente , quando os níveis de arsênico na água são muito elevados, em ou acima de 500 microgramas por litro.