Se os pais de um adolescente ou de seus irmãos são alcoólatras ou usuários de drogas , isso os coloca em maior risco de abuso de substâncias. A dependência de tais substâncias não só desempenha em sua formação social , mas também desempenha um papel em termos de genética. Os meninos são duas vezes mais propensos a se tornarem dependentes de drogas ou álcool, se eles são filhos de pais alcoólicos. Esta continua a ser verdadeiro mesmo se eles são criados por pais adotivos não-alcoólicas. Desde que os pais servem como modelos para as crianças , as opiniões e atitudes dos pais para com tais substâncias serão transferidos para seus filhos.
Comportamento anti-social
Se um adolescente tem um histórico de comportamento anti-social , criminal ou violenta , eles são automaticamente predisposição para o abuso de drogas e álcool , em comparação com os indivíduos que não apresentam tais antecedentes.
Sexual , abuso físico ou mental
abuso dos pais , seja sexual, física ou mental estão associados a maiores taxas de abuso de drogas e álcool em adolescentes. Disciplina Física, falta de atenção e críticas excessivas são todos associados estão associados com comportamento violento e instabilidade emocional nos adolescentes que por sua vez leva a um aumento do risco de abuso de substâncias.
Academic Achievement
adolescentes que têm dificuldades ou dificuldade em atingir o sucesso nos estudos de aprendizagem são muito mais propensos a começar a fumar regularmente , beber e usar drogas do que suas contrapartes de sucesso. Os adolescentes que estão interessados em seu futuro acadêmico são muito mais propensos a não se envolver em abuso de substâncias.
Início precoce
Estudos têm demonstrado que os adolescentes podem começar a abusar de substâncias as idades de 12 ou 13 anos de idade. Quando eles crescem , os seus níveis de abuso de substâncias pode aumentar a um ponto em que eles são usuários de drogas e álcool pesados.
Rebelião
adolescentes que não se sentem uma forte ligação com a família, os valores tradicionais , instituições religiosas e éticas fortemente rebelar contra qualquer forma de autoridade. Eles fazem isso devido a sentir-se em desacordo com os valores dentro de sua comunidade. A rebelião contra figuras de autoridade podem ser indicadores de comportamentos anti- sociais ou violentos , que podem levar ao abuso de substâncias .
Peer Pressure
adolescentes pode começar a usar essas substâncias no mando de seus amigos, colegas ou irmãos. Esta iniciação é feito geralmente para que a pessoa pode apoiar seus próprios hábitos de abuso de substâncias .
Pobreza
Abuso de substâncias é mais prevalente entre os adolescentes que são socioeconomicamente pobres.
Estresse
de acordo com os adolescentes de pesquisa estão em maior risco para o abuso de substâncias durante momentos importantes em suas vidas quando eles estão passando por uma grande transição. Essas transições incluem os momentos em que eles experimentam novos ambientes acadêmicos e sociais . Isto pode variar de escola para a faculdade. É no ensino médio que a maioria dos adolescentes estão expostos a drogas e álcool pela primeira vez .
Thrill - comportamento de busca
adolescentes podem abusar de substâncias , a fim de ganhar respeito entre seus pares ou o alto sentimento associado .
Percepção de Risco
Seja devido à mentalidade mental, ou seja , considerando-se invencível ou desinformação , os adolescentes podem perceber os riscos inerentes e os perigos de certas substâncias a ser baixo quando eles estão levando.