Uma fonte de energia nuclear envolve a separação dos átomos, ou fissão . Para simplificar , imagine organizando várias bolinhas de gude no chão juntos e , em seguida, lançando um único mármore no grupo. O grupo iria dividir enviando outros mármores em diferentes direções. O grupo de mármores representa o núcleo ou o centro do átomo, eo mármore jogou no grupo representa um elétron . Essa divisão de um núcleo por um elétron é a forma como ocorre a fissão nuclear.
Fusão
A fusão nuclear é o oposto da fissão e ocorre quando átomos leves ( aqueles com menos nêutrons e protão em seus núcleos ) são comprimidas sob calor e pressão para formar átomos mais pesados intensa , liberando calor no processo . Se as condições são apenas para a direita , mais energia pode ser criada do que é consumido. Isso faz com que esta fonte de energia nuclear um objetivo atraente para a comunidade científica a buscar como fonte de energia viável. Os principais combustíveis em fusão são deutério e trítio , ambos os quais são encontrados em abundância na natureza . O maior desafio para a produção generalizada de energia à base de fusão é a criação de uma usina de energia que pode suportar as enormes pressões e temperaturas necessárias para alcançar e sustentar a fusão.
Decay
decaimento radioativo ocorre quando átomos instáveis tenta se tornar estável e emitem energia no processo . Isso acontece porque um radioisótopo contém núcleos instáveis (os centros de átomos ), que não têm energia suficiente para manter o núcleo coeso . Para alcançar um estado estável , os núcleos do radioisótopo emitem matéria e energia, que muitas vezes resulta no radioisótopo transformando em um novo elemento.
Man-Made vs Natural
energia nuclear
Man-made inclui precipitação da atmosfera a partir de testes de armas nucleares , o uso de fusão para produzir eletricidade a partir de usinas nucleares, procedimentos médicos, como raios-x e exames de TC e lasers . A radiação também é emitido a partir de itens feitos pelo homem , tais como tais como detectores de fumaça e mantos lanterna .
Exemplos de energia nuclear naturais incluem o calor que recebemos do sol, que é o resultado da fusão nuclear. Junto com o calor do sol proporciona , a radiação cósmica a partir do espaço bombardeia constantemente a terra. Rochas na crosta terrestre emitem radiação natural e contribuir para a presença de radônio em algumas casas .