Aqueles com deficiências de desenvolvimento pode ter dificuldade ou desafios incomuns com a aparência pessoal . Um dos objetivos dos programas de vida independente é educar as pessoas sobre como realizar tarefas necessárias , apesar de sua deficiência. Por exemplo, pessoas com deficiência pode não ser capaz de ficar em um chuveiro regular. O objetivo seria para educá-los sobre as opções de assento de banho que podem ser incorporados em sua casa atual. O uso correto do dispositivo também seria coberto e pode incluir alguma forma de assistência à primeira vista.
Casa e limpeza Skills
Muitos cursos de vida independente que ensinam em casa e limpeza habilidades são projetados para educar as pessoas com deficiência sobre como cozinhar, como fazer compras e como limpar . Estas são as habilidades e atividades que possam ter sido feito por eles no passado, que eles precisam aprender agora. Por exemplo, uma criança com autismo pode não foram autorizados a tocar o fogão ou qualquer coisa na cozinha. Agora que ele é um adulto, ele precisa aprender essas habilidades para ser capaz de viver um pouco independente. Estes cursos mostram pessoas com deficiência como para preparar as refeições , bons hábitos alimentares, como operar aparelhos de cozinha com segurança e como efetivamente orçamento para mantimentos.
Sociais e habilidades de comunicação
Às vezes, pessoas com deficiência tornam-se isolados da sociedade mainstream. Seus deficiência também pode tornar difícil para eles para ser entendido quando se comunicam ou pegar em sinais não-verbais . Um dos objetivos dos programas de vida independente é tentar primeiro obter as pessoas com deficiência para desenvolver um auto-conceito saudável. Construção de confiança e educação sobre a inclusão é útil. Para aqueles indivíduos que não são capazes de se comunicar com as suas vozes , métodos alternativos, tais como a escrita, a língua de sinais ea utilização de dispositivos computadorizados de voz , pode ser ensinado.
Transporte
Como muitas pessoas com deficiência não serão capazes de se dirigir em um carro pessoal , ensinando métodos de transporte alternativo é um dos objetivos dos programas de vida independente . Alguns são ensinados a usar os sistemas de transporte público , enquanto outros podem ser educados sobre como usar os recursos da comunidade que oferecem ônibus e serviço de transporte para as pessoas com deficiência. Opções pessoais, tais como o uso de familiares e amigos , como motoristas, também são explorados . Os cursos normalmente cobrir a forma de orçamento para despesas de transporte e como planejar a organização do transporte . Tópicos adicionais podem incluir como lidar com a raiva e frustração que pode ocorrer como resultado de ser dependente dos outros .