Externo, ou sociais, estigmas são comunitariamente definido. Eles costumam funcionar para solidificar um "em" grupo distinguindo as pessoas de um grupo de "fora " . Aqueles com doenças desfigurantes ou horríveis como a lepra nos tempos antigos ou HIV hoje são frequentemente alvos de estigma social. Os estigmas são ainda mais ligado a trapaceiros e aqueles rotulados como algo diferente, como os doentes mentais . Estigmas externas trabalhar com pessoas evitando o contato e nem mesmo fazer negócios com o estigmatizado , tratando-as como inferiores .
Interno Estigmas
pessoas estigmatizadas muitas vezes internalizar um estigma que experimentam. O panfleto USAID " Quebrando o Ciclo: Sigma , Discriminação, Estigma Interna e HIV " retrata estigma interno como um ciclo de três partes : Em primeiro lugar , a pessoa internaliza o estigma , sente a perda de controle e aceita difamação . Isto leva a uma auto- percepção de vergonha , culpa e medo , o que leva a ação protetora , geralmente o indivíduo evitando os outros e viver em isolamento. O isolamento faz com que a sua situação pior, eo ciclo se repete .
Tribais estigmas
estigmas tribais são aqueles repassados geneticamente , como raça e etnia, ou generationally , como a religião . Embora em todos os casos o estigmatizado "outro" é visto como inerentemente inferior, as razões que justificam esta pode assumir muitas formas . Muitos brancos e outros grupos de pessoas historicamente viu negros e hispânicos como portadores de doenças e nativos como bárbaros. Outros, especialmente durante a época da Alemanha nazista, visto os judeus como inerentemente mau e parasitárias . Tais atitudes muitas vezes resultam em discriminação , a escravidão ou o extermínio de grupos estigmatizados .
Superando Estigmas
Para cada tipo de estigma , o remédio mais eficaz é a educação. Anti- estigma defende campanhas para aumentar a conscientização sobre as lutas do estigmatizado na esperança de quebrar estereótipos e construir empatia e apoio . Métodos de defesa executado a partir de grupos de estudantes , de lobbying, para conhecer a estigmatizada. Um exemplo de sucesso é o Selo baseada em San Francisco Out Stigma , que patrocina um painel interativo de quatro a seis alto-falantes que sofreram doença mental que se encontrar com o público para compartilhar histórias de vida e responder a perguntas .