Um tema polêmico em torno tiroteios em escolas do meio é como os alunos que cometem esses crimes em seus campi ter em suas mãos as armas , em primeiro lugar . Enquanto os governos federal e estadual estritamente controlar quem pode obter armas através de canais legais , as coisas ficam mais sombria uma vez que essas armas entrar em casa do comprador. Gun cofres e fechaduras pode manter as crianças de usar armas de seus pais a se machucar , ou outros. No entanto , as leis que obrigam o uso de tais fechaduras ou cofres em casa são um ponto de intensa disputa entre o controle de armas e Segunda Emenda defensores .
Bullying
Depois de qualquer meio autoridades de tiro escola e ao público muitas vezes perguntam por que um aluno optar por tomar outras vidas de uma forma tão violenta. Uma resposta investigações posteriores revelam é o atirador lutou com o bullying no campus. Devido a isso, muitas escolas começaram programas para tanto reprimir o assédio moral quando ele ocorre e educar os alunos sobre as formas de prevenir o bullying. Isso inclui o comportamento ostracismo tradicional no campus eo mais recente fenômeno de cyberbullying.
Vídeo
Jogos
uma linha alguns comentaristas, como o ex- psicólogo militar David Grossman , empate é entre tiroteios em escolas e jogos de vídeo violentos. Comentaristas como Grossman argumentam que jogar videogames violentos condições os jovens a cometer violência , o que faz com que incidentes como tiroteios em escolas mais provável. No entanto, a partir de 2011 , não havia uma grande quantidade de dados de investigação científica para apoiar esta afirmação. Os estudos que associam o comportamento violento com jogos de vídeo sofrem de estruturas metodológicas pobres que comprometem o valor de suas descobertas , de acordo com Henry Jenkins, professor de Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Professores Armadas
ao abordar questões de como prevenir tiroteios em escolas futuras alguns parlamentares , como o estado de Wisconsin Rep. Frank Lasée , propor armar professores. A idéia era estudantes seriam desencorajados de cometer violência se soubessem adultos no campus tinha armas . Se este impedimento não funcionou , os defensores argumentaram professores armados poderia tomar medidas para proteger os estudantes , e eles próprios , de alunos que trouxeram armas no campus com a intenção de cometer violência.