O estudo de 2004 "Pobreza e Obesidade: O Papel da densidade de energia e os custos de energia ", publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition , relata que os indivíduos de baixa renda consomem desproporcionalmente alta alimentos energéticos que não possuem conteúdo de nutrientes suficientes. Os idosos que existem em renda fixa são particularmente vulneráveis a más escolhas alimentares à base de renda. No entanto, a maior renda nem sempre se traduz em seleção de alimentos mais nutritivos. O estudo concluiu que os preços de alimentos e de renda familiar foram fatores fundamentais em seleções de alimentos .
Convenience
Conveniência e facilidade de preparação têm um papel importante na seleção de alimentos. Acesso conveniente para supermercados é citado como um fator na seleção de alimentos no relatório " Alimentos saudáveis , comunidades fortes . " O relatório, publicado pelo Instituto Nacional de Habitação, também afirmou que o acesso mais conveniente para estabelecimentos de fast food equivale a um consumo mais fast food. As famílias que se sentir apressado por causa do trabalho e atividades extracurriculares optar mais vezes para alimentos de conveniência , como alimentos e refeições para microondas preprepared .
Mídia
De acordo com o relatório "Food marketing para crianças e Jovens : Ameaça ou Oportunidade ", as crianças e os jovens são o foco principal do marketing realizado pela indústria de alimentos e bebidas. Publicidade afeta preferências alimentares das crianças e adolescentes , além de fidelidade à marca , mas também influencia os tipos de alimentos que selecionar ou pedido. Crianças com idade entre 2 a 11 foram os mais fortemente influenciada em sua seleção de alimentos , depois de ver a publicidade televisiva , que promove de alto teor calórico e baixo em nutrientes bebidas e alimentos .
Social e Cultural