casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | estresse
O que é um apelo emocional?
Apelo emocional é uma técnica persuasiva que usa emoções para influenciar as crenças ou ações do público. Funciona explorando os medos, esperanças, desejos ou outras emoções fortes do público e, em seguida, vinculando essas emoções ao problema ou produto que está sendo promovido.
Os apelos emocionais são frequentemente usados em publicidade, marketing e campanhas políticas, bem como na comunicação interpessoal. Eles podem ser muito eficazes, mas devem ser usados com cautela. Se um apelo emocional for muito forte, o tiro pode sair pela culatra e alienar o público.
Existem muitas maneiras diferentes de usar apelos emocionais. Alguns exemplos comuns incluem:
*
Apelos ao medo: Estes apelos tentam assustar as pessoas para que tomem medidas, destacando as consequências negativas de não o fazerem. Por exemplo, uma campanha de saúde pública pode utilizar apelos ao medo para desencorajar as pessoas de fumar, mostrando imagens de pessoas com cancro do pulmão.
*
A esperança apela: Estes apelos tentam inspirar as pessoas a agir, mostrando-lhes os benefícios positivos que podem advir disso. Por exemplo, uma campanha política pode utilizar apelos à esperança para encorajar as pessoas a votar, mostrando imagens de um futuro melhor.
*
Apelos de culpa: Estes apelos tentam fazer com que as pessoas se sintam culpadas por não agirem, destacando o sofrimento ou a injustiça que está a acontecer como resultado. Por exemplo, uma instituição de caridade pode usar apelos de culpa para encorajar as pessoas a doar dinheiro, mostrando imagens de crianças famintas.
Os apelos emocionais podem ser muito eficazes, mas devem ser usados com cautela. Se um apelo emocional for muito forte, o tiro pode sair pela culatra e alienar o público. É importante encontrar o equilíbrio certo entre impacto emocional e credibilidade.