casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | estresse
O que é pior estresse ou álcool?
Tanto o estresse quanto o álcool podem ter impactos negativos na saúde física e mental de uma pessoa, tornando difícil determinar o que é “pior”. O estresse é uma parte normal da vida, e algum estresse pode ser benéfico, motivando os indivíduos a agir e ter o melhor desempenho. No entanto, o estresse crônico ou excessivo pode levar a uma variedade de problemas de saúde, incluindo hipertensão, doenças cardíacas, ansiedade, depressão e enfraquecimento do sistema imunológico.
O álcool, por outro lado, é um depressor que pode ter efeitos de curto e longo prazo no corpo. Os efeitos de curto prazo do consumo de álcool podem incluir julgamento prejudicado, diminuição da coordenação, fala arrastada e tempos de reação lentos. O abuso de álcool a longo prazo pode causar danos ao fígado, problemas cardíacos, câncer e deficiências cognitivas. O álcool também pode piorar os efeitos do estresse e agravar os problemas de saúde mental.
Em geral, é melhor administrar o estresse de maneira saudável, como por meio de exercícios, técnicas de relaxamento e conversando com um terapeuta ou conselheiro. Evitar o consumo excessivo de álcool também é importante para manter a saúde e o bem-estar geral. Se você está lutando contra o estresse ou problemas relacionados ao álcool, é recomendável procurar ajuda profissional.