casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | estresse
Como passar em um teste de estresse de voz?
Análise de estresse vocal (VSA) é uma técnica pseudocientífica que afirma detectar engano por meio da análise de fala gravada. Não há evidências científicas de que o VSA seja preciso e tem sido amplamente criticado por especialistas. No entanto, alguns empregadores ainda usam o VSA como ferramenta de triagem para candidatos a empregos. Se você precisar fazer um teste VSA, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a passar:
1.
Fique calmo. A chave para passar no teste VSA é permanecer calmo e relaxado. Se você estiver estressado ou ansioso, sua voz pode ficar mais aguda ou trêmula, o que pode ser interpretado como engano. Respire fundo e tente limpar a mente antes de iniciar o teste.
2.
Fale devagar e com clareza. Ao falar, certifique-se de pronunciar cada palavra de forma clara e distinta. Isso ajudará o software VSA a analisar sua fala com precisão.
3.
Não responda às perguntas muito rapidamente. Não tenha pressa em responder a cada pergunta e evite dar respostas de uma palavra. O software VSA pode interpretar respostas rápidas ou curtas como engano.
4.
Seja consistente em suas respostas. Se você alterar sua resposta a uma pergunta, explique por que a alterou. O software VSA pode interpretar inconsistências nas suas respostas como engano.
5.
Não tente "vencer" o teste. Não há como “vencer” um teste VSA. A melhor coisa que você pode fazer é relaxar, manter a calma e responder às perguntas com honestidade.
É importante observar que o VSA não é uma forma confiável ou precisa de detectar fraude. Se você está preocupado em ser falsamente acusado de fraude, considere falar com um advogado.