casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | estresse

Quais são os cinco motivos para acumular?

1. Apego emocional . As pessoas que acumulam podem formar fortes ligações emocionais com os seus bens, mesmo que tenham pouco ou nenhum valor para os outros. Eles podem acreditar que esses bens têm valor sentimental ou que precisarão deles no futuro.
2. Medo da perda . As pessoas que acumulam podem ter medo de perder os seus bens, seja por roubo, danos ou desastres naturais. Eles também podem ter medo de perder as memórias associadas aos seus bens.
3. Compra compulsiva . As pessoas que acumulam podem comprar novos itens compulsivamente, mesmo que não precisem deles. Isso pode ser devido a vários fatores, como ansiedade, depressão ou tédio.
4. Desorganização . Pessoas que acumulam podem ser desorganizadas e ter dificuldade em administrar seus pertences. Eles podem não conseguir controlar o que têm ou podem não conseguir abrir mão de coisas que não precisam mais.
5. Doença mental . A acumulação está frequentemente associada a doenças mentais, como esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e depressão. Pessoas com doenças mentais podem ter dificuldade em controlar seus pensamentos e comportamentos, o que pode levar ao acúmulo.