casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | estresse

Determinantes Sociais de Como Afetam

Os determinantes sociais da saúde afectam como e quanto podemos participar plenamente na sociedade e são condições nos ambientes onde vivemos, aprendemos, trabalhamos e nos divertimos. Podemos considerar os determinantes sociais da saúde como as causas a montante das doenças, que são em grande parte impulsionadas por factores sociais, económicos e ambientais.

Uma das principais causas de morte em todo o mundo são as doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Embora os comportamentos de estilo de vida e a genética possam desempenhar um papel significativo, os determinantes sociais da saúde também desempenham um papel na forma como a saúde é afetada.

* Por exemplo, algumas minorias raciais e étnicas correm maior risco de contrair certas doenças crónicas, como doenças cardiovasculares e cancro. Isto se deve em parte a uma série de determinantes sociais, tais como:
* Nível socioeconômico mais baixo: As pessoas de estatuto socioeconómico mais baixo têm maior probabilidade de viver em bairros poluídos, de ter menos acesso a alimentos saudáveis ​​e de atividade física e de estar expostas a mais stress. Todos esses fatores podem contribuir para doenças crônicas.
* Discriminação: A discriminação pode causar estresse, ansiedade e depressão, que podem ter um impacto negativo na saúde. Além disso, a discriminação pode fazer com que as pessoas tenham menos acesso a cuidados de saúde de qualidade e a outros recursos que as possam ajudar a manterem-se saudáveis.

Os determinantes sociais da saúde são uma questão complexa e não existe uma solução única para os resolver. No entanto, trabalhando juntos, podemos criar comunidades mais saudáveis ​​para todos.