A primeira parte que a pessoa em luto pode encontrar está negando que o que aconteceu é real. Ele simplesmente não posso acreditar e pode mesmo inflexivelmente recusam-se a acreditar que a situação é real. Ele pode sentir-se muito insensível a toda a situação. Esta etapa leva diretamente para a próxima fase.
Anger
Quando a pessoa finalmente percebe que a situação é real e que ele não pode mudar as coisas, ele vai ficar com raiva que isso tenha acontecido . A raiva pode começar os passos que são " a parte mais difícil e mais longa do processo de luto " ( Enfermagem em Saúde Mental, 193 pg . ) . Ele pode não entender por que isso aconteceu e vai questionar todos os aspectos , incluindo se ele é ou não culpado por nada. Este é um estágio tão emocional em que ele pode sentir como ele é o único que isso já aconteceu , ou ele pode sentir-se incrivelmente triste . Para alguém dizer que "compreender" seria realmente inútil para a pessoa de luto. Ele não quer que ninguém pode incomodá-lo , mas ele precisa saber , neste momento, que alguém se importa . Ele pode desligar os outros , mas ele precisa de , pelo menos sabemos que eles estão lá, mesmo que ele não pode senti-lo inicialmente.
Negociação
Nesta fase, a pessoa vai tentar chegar a um acordo que talvez até Deus aceitará . Por exemplo, se um ente querido está morrendo de câncer , ele pode pedir a sua própria vida para ser tomada , em vez de o ser amado . Ou ele pode prometer a comprometer-se a mudar se as coisas só vai voltar a ser como eram , se ele só tem mais uma chance .
Depressão
Neste estágio, a pessoa também pode sentir-se sozinho e incrivelmente triste. Este é outro ponto em que ele precisa saber que alguém se importa e está lá para ele. Devido à depressão, ele pode estar desmotivado para cuidar de si mesmo , que dirá a ninguém que ele é o responsável . Seu trabalho pode sofrer , e aqueles ao seu redor vai notar um peso profundo sobre a sua personalidade.
Aceitação
Finalmente, depois de trabalhar com os passos acima, e depois de muito tempo passou, a pessoa vai , eventualmente, vir a aceitar a situação . Ele pode trazer algo positivo de algo terrível . Ele deve ser capaz de chegar a um acordo com ele aqui , lembrando-se dos bons momentos e seguir em frente com ainda mais bons tempos , preservando suas memórias do que foi perdido. A vida pode finalmente voltar a alguma aparência de normalidade para ele.