casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | estresse

Diferenças entre ser crítico e Bom Senso

A única semelhança entre o bom senso e ser crítico é que ambos os termos conter a palavra " julgamento". Fora isso, eles são opostos polares. O bom senso é benéfica , auxiliando nas ações , como a tomada de decisões . Inversamente, ser crítico contém nenhum benefício e muitas vezes resulta em conflito. Conhecer as diferenças entre os dois é importante porque pode levar à auto -aperfeiçoamento e reduzir o comportamento destrutivo. Bom Senso

O bom senso também é conhecida como "pensamento discriminativo . " Trata-se de tomar uma decisão informada ou observação. Para exercer o bom senso , você deve basear sua avaliação em observação pessoal sem crítica baseada subjetivamente. Por exemplo, se um amigo está usando drogas , você vai discutir com ele os riscos de suas ações sem rotulá -lo como "errado " ou " não inteligente ". Em outras palavras, analisar logicamente a situação sem o uso de opiniões pessoais.

Características do bom julgamento

A fim de aplicar o bom senso , é importante saber o que isso implica . Pensamento objetivo permite identificar a conduta adequada , sem depender de crenças baseadas moralmente . Ao fazer isso, você pode ver quais ações são contraproducentes ou inadequados ao avaliar logicamente os seus resultados. Por exemplo, fofocando sobre um amigo é claramente ruim, porque é doloroso e cria animosidade . Inversamente , evitando fofocas é bom porque preserva o seu relacionamento com essa pessoa . Além disso, o bom senso permite avaliar-se objetivamente , promove a bondade, amor e respeito, e ajuda você a se aproximar corretamente uma situação.
Ser crítico

contrário bom senso , uma atitude de julgamento leva uma pessoa a chegar a conclusões com base em preconceitos pessoais e pouca ou nenhuma evidência factual. Como resultado, a pessoa pode ter atitudes condescendentes e fazer generalizações indevidas . Um exemplo de uma declaração de julgamento é " os fãs de ficção científica são apenas nerds. " Outro componente do pensamento crítico está falando uma opinião sem fundamento com autoridade ou assumindo uma posição moral superior. Durante desentendimentos , este estilo de pensamento não é útil; na verdade, que muitas vezes pode agravar o argumento .
fazer julgamentos Versus ser crítico

Enquanto todo mundo forma opiniões sobre questões , ter uma opinião não necessariamente leva a um pensamento crítico . Fazendo um julgamento é sobre declarar um fato observável , sem envolver a moralidade. Um exemplo seria o " Bob é irresponsável. " Enquanto isso parece negativo , se Bob é frequentemente atrasado para o trabalho ou escola não por causa da má ética de trabalho, então é uma afirmação verdadeira. No entanto, se a declaração é seguida por um comentário improvável e com palavras fortes , como " portanto, Bob é um perdedor que nunca terá sucesso ", então o interessado passou a linha tênue entre fazer um julgamento e ser crítico . Segundo o professor de psicologia Dr. Arnold Lazarus , " contanto que acrescentar" , portanto, " a observação, que são susceptíveis de ser crítico. "