compreender as ações , eventos ou situações que você causou se comportar da maneira que trouxe sobre os sentimentos de culpa. Escreva sobre quando você começou a se sentir culpado. Certifique-se de observar os eventos que aconteceram em torno desse tempo . Esteja ciente de que você pode precisar de recordar eventos mais para trás no tempo, como não toda a culpa é realizada no rescaldo .
2
Use seu diário para anotar exatamente o que os eventos fazem você se sentir culpado. Por exemplo, se você disciplinado uma criança há seis meses e começou a se sentir culpado por isso recentemente , anote que agora você tem dores de culpa cada vez que você repreender a criança . Se você se sentir culpado sobre seu desempenho no trabalho ao longo dos últimos seis meses, rever o seu desempenho levando até esses sentimentos para determinar se o seu ambiente de trabalho mudou , ou o seu desempenho diminuíram. Seja o mais específico possível ao listar o que precipitou os sentimentos de culpa .
3
Journal sobre por que você agiu da maneira que você fez. Observe se suas ações estavam sendo feito para o bem maior . Por exemplo, se disciplinar uma criança pequena precipitou a culpa , observe se era hora de começar a repreender o mau comportamento ou repreendendo a criança para o seu próprio bem-estar e segurança. Escreva sobre cada evento para ajudar a expressar e explicar o processo de pensamento por trás de suas ações. Leia para trás sobre o seu trabalho. Use um gravador de voz para o processo de escrita , se você é melhor em falar ao invés de escrever .
4
Manter um registo diário de como você se sente e se a sua culpa está cedendo . Saiba que sentimentos de culpa levar tempo para superar . Trabalhar em aprender a viver com as suas ações e culpa associados a essas ações. Esteja ciente de que algumas ações são feitas no calor de um momento ou quando surgem de perigo ou de segurança preocupações. Situações que têm se corrigidos já não deve ser uma fonte de culpa para você. Procure terapia ou aconselhamento se a sua culpa está afetando negativamente sua vida diária.
5
Adicione mediação e técnicas de relaxamento diárias, tais como yoga, a sua rotina. Use música suave quando você se sentir culpado ou estressante. Caminhada, exercício e obter descanso regular para ajudar a aliviar o stress físico associado a culpa.