Culpa normalmente atua como um guia quando enfrenta escolhas importantes da vida. Infelizmente, culpa excessiva obriga as pessoas a retirar da sociedade e auto detestam . A culpa pode afetar as relações , criando uma distância entre você ea pessoa que você se sinta culpado direção . Com culpa ligado a questões pessoais , como a paternidade, alimentos ou dinheiro, as pessoas tendem a privar-se de itens mereciam porque não me sinto digno . Percebendo a linha entre o saudável e culpa excessiva lhe permitirá exercer a sua consciência , sem abusar de si mesmo.
Culpa Reactive
culpa reativa ocorre quando uma pessoa se comporta de forma contrária às suas idéias de certo e errado . Isso inclui uma grande variedade de crimes , dependendo do código moral da pessoa, tais como xingamentos , furtos , adultério e excessos. Para superar a culpa relacionada a ações, primeiro certifique-se de ter expectativas realistas de si mesmo. Mantenha-se fiel a seus próprios valores , em vez de adotar ou adaptar-se as expectativas de alguém como você. Quando você sente extrema culpa, tentar expressar que a culpa a alguém que você confia. Ao receber a culpa para fora no aberto e ganhando uma valiosa opinião , você ajuda a aliviar-se da ansiedade.
Preventiva Culpa
culpa preventiva envolve a sentir-se mal sobre uma ação que ainda não ocorreu . Embora este tipo de culpa impede as pessoas de cometer crimes e fazer escolhas prejudiciais , ele também pode impedi-los de viver uma vida satisfatória. Usando as leis e normas de sua comunidade, a família ea igreja vai ajudar você a antecipar razoavelmente culpa. Muitas pessoas sentem culpa antecipatória razoável quando se planeja para se locupletar . Determinar se ou não seus planos justificar culpa excessiva vai ajudar você a tomar a decisão certa , sem se sentir culpado.
Existensial Culpa
As pessoas experimentam culpa existensial quando se sentem indignos de suas recompensas na vida em comparação com a situação dos outros. Culpa existensial excessiva dificulta a aproveitar a vida e conviver com os outros. Para superar esta culpa, usar os recursos que puder para servir as pessoas menos afortunadas ao seu redor. Dando a volta e ajudar os outros vai aliviar a culpa que sente por ter o que eles não fazem. Mostrar empatia por aqueles que o rodeiam podem substituir culpa de orgulho.