O conceito de locus de controle surgiu a partir de um estudo realizado por Julian Rotter nos anos 60. Rotter analisou como as pessoas tinham atitudes e atribuições indivíduos feitas afetaria a experiência de vida do indivíduo.
Existem dois tipos de locus de controle , internos e externos . Uma pessoa com um locus de controle interno atributos sucessos ou fracassos de seus próprios esforços. Uma pessoa com um locus de controle externo acredita que há fatores externos que influenciam o sucesso eo fracasso.
Interno
um locus de controle interno é o resultado da crença que situação de vida , fracassos e sucessos de uma pessoa estão diretamente relacionados com os seus esforços. Se esse indivíduo deseja correr uma maratona , ler um livro ou criar um orçamento, o sucesso ou o fracasso que ele tem em qualquer dessas áreas estaria diretamente ligada a suas ações.
Externa
uma pessoa com um locus de controle externo pode assumir as mesmas tarefas que a pessoa com um locus de controle interno; no entanto, ela irá atribuir os fracassos ou sucessos a fatores externos. Esta pessoa não ver o impacto que as suas decisões ou ações têm sobre os sucessos e fracassos em sua vida.
Stress e locus de controle
Os indivíduos com um locus externo de controle são ditos ter uma taxa mais elevada de estresse , assim como maior risco de problemas de saúde, particularmente cardiovasculares , de acordo com o site da Saúde do Trabalho. Isto pode estar relacionado com a percepção de falta de controlo do indivíduo . Grande parte da pesquisa sobre locus de controle identifica locus de controle interno como tendo uma forte correlação com a saúde física e mental; No entanto , é possível que locus de controle interno para se tornar uma responsabilidade . Nem tudo pode ser atribuído a fatores internos , e saber quando algo é devido a fatores externos é uma parte importante da gestão de stress.
Gerenciando Locus de Controle
Há um teste disponível para ajudar a determinar locus de controle que foi desenvolvido por Julian Rotter e modificações desta ferramenta estão disponíveis online. Se você quiser mudar um locus de controle externo para um interno , há algumas coisas que você pode fazer. Deliberadamente tomar consciência da culpando de fatores externos que participam no dia a dia . Preste atenção às suas próprias ações que impactam seus sucessos ou fracassos . Se você acredita que você está sofrendo de alguns inconvenientes , como resultado de locus de controle interno , tornar-se consciente de se culpar ou internalizar os eventos que são verdadeiramente além de seu controle . A consciência saudável de suas próprias ações , assim como fatores externos em seu mundo, promove a gestão de saúde mental e estresse e ajuda você a atingir seus objetivos.