Certas diferenças estruturais no cérebro causa machos e fêmeas para aprender de forma diferente. O corpo caloso se destaca como a diferença mais facilmente identificáveis na estrutura do cérebro masculino e feminino. Esta área do cérebro, responsável pela produção de emoções , tem uma massa maior em mulheres do que em homens . De acordo com Dan Hodgins , o Coordenador de Educação Infantil da Universidade da Pensilvânia, " Devido a essa diferença de tamanho, as fêmeas têm melhores habilidades verbais e dependem fortemente de comunicação verbal; os machos tendem a depender fortemente de comunicação não-verbal e são menos propensos a verbalizar sentimentos. " A pesquisa também indica que certas áreas do lobo frontal , a qual controla a língua , são maiores nas mulheres . Isso pode explicar como as mulheres têm habilidades significativas nos campos da linguagem baseada .
Diferenças de desenvolvimento
As estatísticas mostram que o cérebro feminino desenvolve mais rápido que o cérebro masculino . Um exemplo visível dessa maturação precoce ocorre na mielinização do cérebro . Mielinização refere-se ao processo de revestimento dos nervos do cérebro, que continua a ser um dos últimos passos do cérebro adolescente mover na idade adulta . O revestimento dos nervos do cérebro ocorre mais cedo nas mulheres do que nos homens. Hodgins afirma que , " por isso, as mulheres, por exemplo, pode adquirir suas habilidades verbais complexas , tanto quanto um ano mais cedo do que os homens. " Ganhar estas habilidades verbais iniciais dá fêmeas uma vantagem em sala de aula como os machos subdesenvolvidos pode lutar com escrita e da linguagem oral.
Diferenças de estilos
a aprendizagem homens e mulheres reagem de forma diferente ao ambiente estruturado de escola e desenvolver estilos de aprendizagem como um mecanismo de enfrentamento . A pesquisa sugere que a maioria dos homens utilizam um estilo de aprendizagem visual, que exige recursos visuais e explicações verbais. De acordo com o artigo Hodgins ' ", especialmente como os homens envelhecem, eles tendem a textos simbólicos , diagramas e gráficos. " As fêmeas tendem a trabalhar melhor com textos escritos simples. Movimento também desempenha um papel importante no estilo de aprendizagem dos machos . Enquanto as fêmeas não necessitam de movimento para auxiliar no processo de aprendizagem , os homens gostam de se movimentar. Esta necessidade de se deslocar conflitos com o ambiente estruturado de escolas como os alunos têm a expectativa de ficar parado e permanecendo tranqüilo. Os machos e as fêmeas prosperar fora do estilo de aprendizagem cooperativa que integra a trabalhar com parceiros ou grupos.