A pessoa que experimenta a negação muitas vezes tem dificuldade em acreditar que está acontecendo. Negação , de acordo com Dr.Kubler -Ross , serve como um escudo após receber a notícia dolorosa. Esta fase do luto , muitas vezes acompanhada de choque ou descrença, permite que o tempo individual para acessar a notícia e , eventualmente , começar a lidar com a perda.
Anger
Uma pessoa em fase de raiva de tristeza tenta fazer sentido da perda. A raiva muitas vezes estoura e perguntas como " Por que isso aconteceu comigo? " ou " Quem fez isso? " entram em jogo. Uma pessoa pode culpar outro pela perda , na tentativa de dar sentido a tudo isso. Em alguns casos, um ente querido pode até culpar seu amigo moribundo ou membro da família , pensando coisas do tipo: " Isso tudo é porque ele escolheu para ser um fumante ", ou " Se ela tivesse me escutado quando eu disse a ela para ver um médico ... " Admitir raiva em relação a uma pessoa doente pode ser difícil; portanto, uma pessoa pode sentir nesta fase secretamente .
Negociação
Negociar é a fase em que uma pessoa tenta negociar a fim de passar mais tempo com a pessoa que eles estão perdendo . "Dê-me mais uma chance e eu vou ... " é uma declaração negocial comum. Uma pessoa pode concordar em trabalhar mais horas por menos salário ou, na perda de um relacionamento , a promessa de parar ou iniciar uma ação , se a outra parte concorda em dar-lhes mais uma chance . Uma pessoa em estado terminal na fase de negociação pode prometer a Deus para fazer alguma coisa em troca de mais tempo.
Depressão
Depressão significa o ponto em que a pessoa realmente lida com a tristeza associada com a perda . Cada pessoa reage de forma diferente nesta fase. Algumas pessoas podem chorar e sentir emocionalmente instável , enquanto outros podem se retirar e isolar -se dos outros . Outras reações comuns incluem perda de apetite, falta de sono, o absentismo excessivo e baixo desempenho no trabalho.
Aceitação
Aceitação significa que a pessoa chegou a um acordo com a perda e pode seguir em frente com sua vida.Há há regra absoluta que dita quando uma pessoa chega a esta fase . Alguns podem aceitar a perda dentro de algumas semanas , embora possa levar meses ou anos para alguém.