arte pode ajudar as crianças a desenvolver habilidades de enfrentamento , dando-lhes um meio de expressão ou válvula de escape para o estresse . Usando esses materiais de arte como a pintura ou argila permite a expressão ativa . A arte pode permitir que uma criança " externalizar " ou distanciar-se de um problema ou de comportamento preocupante , de acordo com a Western Journal of Medicine. A arte como uma habilidade de enfrentamento é apropriado em qualquer idade , mas pode ser especialmente útil para alcançar os adolescentes que podem não estar dispostos a se comunicar de outras formas.
Literatura
Literatura pode ajudar as crianças a lidar com os problemas , permitindo-lhes uma imersão em um personagem que está enfrentando os desafios da vida semelhantes . As crianças podem aprender a identificar os problemas , as soluções de brainstorm e avaliar o resultado - tudo no âmbito de uma história divertida . As crianças podem ser incentivadas a implementar soluções semelhantes em suas próprias situações da vida. As crianças também podem ser encorajados a escrever suas próprias histórias , sejam elas ficcionais ou autobiográficos , como um meio de lidar com as dificuldades .
Role Playing
Role playing pode ajudar as crianças a expressar seus sentimentos em um ambiente não - ameaçador. As crianças podem usar bonecas, bonecos ou carros para expressar seus sentimentos . As crianças mais velhas podem assumir papéis em uma peça de teatro para encenar situações e possíveis soluções. Um adulto pode ajudar as crianças a praticar habilidades de enfrentamento em situações guiadas.
Terapia Cognitivo Comportamental
terapia cognitivo-comportamental é uma intervenção específica que pode ser útil para algumas crianças que têm dificuldade em lidar com os efeitos do estresse . As crianças são ensinadas técnicas de relaxamento, respiração profunda e relaxamento muscular para substituir comportamentos inadequados . Finalmente, as crianças são ensinadas habilidades de resolução de problemas para ajudá-los a identificar pensamentos irracionais que podem contribuir para a ansiedade.
Comunicação
Falar abertamente como um grupo ou família sobre experiências , medos e sentimentos podem ajudar as crianças a aprender a lidar . Eles aprendem como outras pessoas experimentam estresse e as estratégias de enfrentamento que outros acham bem sucedida. Falando sobre eventos estressantes da vida ajuda a colocá-los em perspectiva. A comunicação pode ser facilitada na família , através de conferências regulares da família e as refeições juntos. No ambiente educacional , a comunicação pode ser facilitada através de discussões em grupo e reuniões presenciais .