Identificar a fonte de pensamentos negativos. Pense nos momentos em que sua auto-estima está em seu menor , como um trabalho difícil ou situação social. Talvez a baixa auto -estima está ligada à morte de um ente querido ou um relacionamento particularmente difícil. Armado com a compreensão de onde esses sentimentos de auto-estima negativa vem, você pode começar a desafiá-los .
2
Ouça a sua voz interior. Quando nos encontramos em situações difíceis , muitas vezes, usar uma forma de auto-fala para fazer sentido das coisas. Estes pensamentos podem ser negativos, positivos ou neutros , mas se eles são negativos eles vão reforçar os sentimentos de auto-estima baixa . Eles também podem resultar em respostas emocionais , físicas e comportamentais desagradáveis, como uma batida de coração acelerado , sudorese , sensação de estar deprimido , letargia ou uma compulsão para mais trabalho.
3
Leve seu compreensão da situação e da maneira que você pensa sobre ele e usá-lo para desafiar os seus sentimentos de baixa auto -estima. Em vez de pensar : "Eu cometi um erro, eu sou ruim no meu trabalho ", diz a si mesmo : " Apesar deste erro, eu sou bom no que faço e vai continuar a melhorar " . Se um relacionamento termina mal não saltar à conclusão de que todo relacionamento vai acabar mal . Em vez disso , concentre-se sobre os aspectos positivos e considerar o que você pode fazer para melhorar relacionamentos no futuro.
4
Use uma linguagem positiva e declarações para reforçar os sentimentos de auto-estima. Pode parecer bobagem , mas tente em pé na frente de um espelho e fazer afirmações positivas e encorajadoras para o seu reflexo . Diga a si mesmo que você merece a felicidade e sucesso e dar-se crédito para as coisas que você tem alcançado .
5
Resista ao impulso de colocar muita culpa sobre si mesmo quando as coisas dão errado . Perdoe-se e não se debruçar sobre seus defeitos - seguir em frente e tente novamente
.