psicólogo clínico Claude Steiner identifica a alfabetização emocional como " inteligência emocional com um coração . Steiner esclarece , ainda, que a alfabetização emocional envolve a consciência de ambas as razões e intensidade dos nossos próprios sentimentos. Também envolve uma análise cuidadosa das emoções dos outros e intensidade de emoção. Finalmente, a alfabetização emocional envolve a capacidade de " expressar ou segurar nossos sentimentos ", a fim de desenvolver e manter relacionamentos de qualidade na vida. Além disso, EQI sugere que a alfabetização emocional " envolve a capacidade de expressar sentimentos com palavras sentimento específico . "
Propósito de Alfabetização emocional a fim de desenvolver plenamente as emoções e relacionamentos é preciso clareza e atenciosamente comunicar emoções. EQI recomenda identificar emoções e transmiti-las em três frases da palavra. por exemplo: " . sinto-me como se me descuidar " . "Eu me sinto negligenciada ", em vez de usar três frases palavra identifica emoções sem colocar a culpa nos outros ou fazer alguém se sentir na defensiva Identificar as emoções e se comunicar com clareza nos relacionamentos também ajuda a desenvolver a auto- -estima , bem como uma maior sensação de controle e poder .
alfabetização emocional nas Escolas
alfabetizar emocional nas escolas.
Mark A. Collins, um casamento ea família terapeuta licenciado e autor de " The Missing Piece ", reconhece escolas públicas como uma ferramenta essencial no ensino de alfabetização emocional. Este ambiente permite a todas as pessoas a estar na mesma página ao mesmo tempo. Através de seu trabalho e pesquisa, ele criou uma "linguagem comum e base comum para a alfabetização emocional e social . " A base de seu programa é centrado em torno de uma caixa de ferramentas metafórica que fornece várias medidas para ajudar a ensinar os alunos a alfabetização emocional. Estratégias como a respiração como uma técnica de calmante , o desenvolvimento de empatia, reconhecer limites pessoais de outras pessoas , usando cortesia comum e lidar com palavras pejorativas são usados para ajudar os alunos a aprender a reconhecer e lidar com as emoções.
alfabetização emocional no Trabalho
alfabetização emocional benefícios trabalhar .
Há pouca dúvida de que o local de trabalho comum poderia se beneficiar da promoção da alfabetização emocional. Conforme Claude Steiner admite, o local de trabalho é freqüentemente atormentado por fofocas, vinganças e jogos de poder . no entanto, a alfabetização emocional no local de trabalho é "uma compromisso experimental. "Há muitas dificuldades com a promoção de um ambiente de trabalho emocionalmente alfabetizados. primeiro, não há garantia de que os colegas estão interessados no conceito. Segundo, muitos ambientes de trabalho são emocionalmente analfabetas. Segundo Steiner, a melhor aposta é encontrar outros no local de trabalho que estão interessados no desenvolvimento da literacia emocional como um meio de criar um ambiente de trabalho mais aberto e positivo. Essas pessoas dar o exemplo e encontrar outros. Posters abordando elementos importantes e as razões para a alfabetização emocional são úteis.