casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | esquizofrenia

Nesse estudo de Rosehan, por que os pacientes foram internados no hospital com o diagnóstico incorreto de esquizofrenia?

No estudo conduzido por David Rosenhan, intitulado "Sobre ser são em lugares insanos", Rosenhan e outros sete pseudopacientes (indivíduos que não apresentavam nenhum problema de saúde mental) foram internados em hospitais psiquiátricos apresentando-se como portadores de alucinações auditivas. Os pseudopacientes exibiram comportamento normal e cooperativo durante suas internações e não revelaram suas verdadeiras identidades à equipe do hospital.

O objetivo deste estudo foi investigar as práticas e condições diagnósticas em hospitais psiquiátricos. Os pseudopacientes foram admitidos com diagnóstico incorreto de esquizofrenia porque a equipe do hospital confiou muito na apresentação inicial dos sintomas, em vez de realizar exames minuciosos ou considerar explicações alternativas para suas experiências.

O estudo teve como objetivo destacar a falibilidade dos diagnósticos psiquiátricos e a tendência de rotular os indivíduos como doentes mentais com base em critérios subjetivos. As descobertas de Rosenhan levantaram questões sobre a confiabilidade e validade dos diagnósticos psiquiátricos, levando a discussões e mudanças significativas nas práticas e pesquisas em saúde mental.