casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | esquizofrenia

Como o esquizoafetivo se distingue da esquizofrenia desorganizada?

O transtorno esquizoafetivo e a esquizofrenia desorganizada são transtornos psicóticos que podem compartilhar alguns sintomas, como alucinações, delírios e fala desorganizada. No entanto, também existem algumas diferenças importantes entre os dois transtornos.

Sintomas

A principal diferença entre o transtorno esquizoafetivo e a esquizofrenia desorganizada é a presença de episódios de humor. Pessoas com transtorno esquizoafetivo experimentarão períodos de mania ou depressão, além dos sintomas psicóticos. Pessoas com esquizofrenia desorganizada não apresentarão episódios de humor.

Curso da doença

O transtorno esquizoafetivo normalmente tem um curso flutuante, com períodos de remissão e exacerbação. A esquizofrenia desorganizada é tipicamente uma condição mais crônica, com sintomas presentes na maior parte do tempo.

Tratamento

O tratamento do transtorno esquizoafetivo e da esquizofrenia desorganizada é semelhante. Ambos os distúrbios são normalmente tratados com medicamentos antipsicóticos. Estabilizadores de humor e antidepressivos também podem ser usados ​​para tratar o transtorno esquizoafetivo.

Prognóstico

O prognóstico para transtorno esquizoafetivo é geralmente melhor do que o prognóstico para esquizofrenia desorganizada. Pessoas com transtorno esquizoafetivo têm maior probabilidade de experimentar a remissão completa dos sintomas e de poder viver de forma independente.

Diagnóstico diferencial

O diagnóstico de transtorno esquizoafetivo pode ser desafiador, pois pode ser difícil distingui-lo da esquizofrenia desorganizada e de outros transtornos psicóticos. Uma avaliação psiquiátrica completa, incluindo uma revisão dos sintomas, histórico e histórico familiar da pessoa, é necessária para fazer um diagnóstico.