casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | esquizofrenia
Existem diferentes níveis ou graus de narcisismo?
Sim, o narcisismo é um transtorno do espectro, o que significa que sua gravidade pode variar de leve a grave. Isto significa que existem diferentes graus de narcisismo e que os indivíduos podem apresentar traços narcisistas em graus variados.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) categoriza o transtorno de personalidade narcisista (NPD) em dois níveis de gravidade:
-
Nível 1: Os indivíduos têm dificuldades em controlar a sua auto-estima e reagem às críticas ou à derrota de formas prejudiciais, mas ainda podem ser capazes de funcionar eficazmente na sociedade.
-
Nível 2: Os indivíduos apresentam dificuldades mais graves nas relações interpessoais, podem explorar os outros, ter dificuldade em ter empatia com os outros e podem envolver-se em comportamentos anti-sociais e agressivos.
Além disso, alguns psicólogos e pesquisadores também discutem o narcisismo subclínico, que se refere a indivíduos que apresentam traços narcisistas, mas não atendem a todos os critérios para um diagnóstico de NPD. É importante notar que a gravidade do narcisismo pode ser avaliada e diagnosticada por profissionais de saúde mental através de avaliações clínicas e entrevistas.