casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | esquizofrenia

O que desencadeia a esquizofrenia?

A esquizofrenia é uma doença mental crônica que afeta aproximadamente 1% da população mundial. A causa exata da esquizofrenia ainda é desconhecida, mas existem vários fatores que se acredita contribuírem para o seu desenvolvimento, incluindo:

Genética: Fatores genéticos desempenham um papel no desenvolvimento da esquizofrenia. Indivíduos com histórico familiar de esquizofrenia têm maior probabilidade de desenvolver a doença. A pesquisa descobriu que vários genes estão envolvidos no desenvolvimento da esquizofrenia e que o risco de desenvolver a doença aumenta com o número de parentes afetados. No entanto, os factores genéticos por si só não determinam se alguém desenvolverá ou não esquizofrenia.

Fatores Ambientais: Fatores ambientais também desempenham um papel no desenvolvimento da esquizofrenia. Esses fatores incluem:

* Fatores pré-natais:certos fatores pré-natais, como a exposição a toxinas ou a desnutrição materna, têm sido associados a um risco aumentado de esquizofrenia.
* Trauma infantil:sofrer abuso físico, emocional ou sexual durante a infância tem sido associado a um risco aumentado de esquizofrenia mais tarde na vida.
* Eventos estressantes da vida:o estresse pode desencadear a esquizofrenia em indivíduos que já estão geneticamente predispostos à doença. Isso inclui grandes fatores de estresse na vida, como perder o emprego, divorciar-se ou mudar-se para uma nova cidade.