Vários equívocos e mitos relacionados com a religião existentes sobre a esquizofrenia , segundo a OMS . Por exemplo , algumas pessoas acham que é uma maldição ou deve ser tratada por curandeiros . A OMS reconhece que o desespero e fatalismo pode atribuir a esses equívocos , mas argumenta que curandeiros têm " nenhum papel no tratamento da esquizofrenia. " Em vez disso , os indivíduos que sofrem precisam da atenção de profissionais médicos qualificados.
Violência
Embora as pessoas com esquizofrenia são por vezes vistos como mais violento, tais indivíduos não são estatisticamente mais violenta do que as que não têm a esquizofrenia , de acordo com Macalester College. O colégio diz muito deste mito é devido a representações incorretas na mídia . Em vez disso, as pessoas com esquizofrenia , muitas vezes se sente solitário ou com medo e quer retirar do contacto humano , de acordo com o Departamento de Saúde Mental Missouri.
Estatísticas
Esquizofrenia pode parecer uma doença rara ou incomum. Isso não é verdade , relata a Associação de Saúde Mental do Canadá , que o chama de "o maior disabler da juventude. " Cerca de uma pessoa em cada 100 pessoas sofre com esta doença mental , e é mais comum naquelas idades de 16 a 30 . Não há diferença estatística entre os países, e isso afeta as pessoas independentemente de raça, de acordo com a organização sem fins lucrativos Schizophrenia.com .
Personalidades rachadas
Um dos mais equívocos comuns sobre a esquizofrenia é que ela provoca uma divisão ou dupla personalidade , de acordo com o Departamento de Saúde Mental Missouri. Isso pode ser porque a palavra " esquizofrenia " vem de dois termos gregos que significam " mente dividida ". Isso é tecnicamente incorreta uma vez que seus sintomas não incluem múltiplas ou dupla personalidade , de acordo com o Abuso de Substâncias dos EUA e Serviços de Saúde Mental Administration. Tais sintomas se referem a outras doenças mentais , como transtorno dissociativo de identidade .
Curas
A esquizofrenia não é impossível, mesmo que um mito comum é que é intratável. Com a gestão de direito , as pessoas com esquizofrenia podem levar uma vida confortável no interior da sociedade , segundo a OMS . A Associação de Saúde Mental do Canadá lista as opções de tratamento , como a psicoterapia e medicamentos , que podem ajudar os pacientes a manter a coerência e reduzir sintomas como delírios e alucinações .