casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | Desenvolvimento Pessoal

O que você precisa saber

O que você precisa saber

* A Suprema Corte dos EUA anulou Roe v. Wade, a decisão histórica de 1973 que legalizou o aborto em todo o país.
* A decisão é uma grande vitória para os defensores do anti-aborto e deverá levar à proibição do aborto em muitos estados.
* Os defensores do direito ao aborto estão indignados com a decisão e pedem que o Congresso aprove legislação para proteger o direito ao aborto.
* O futuro dos direitos ao aborto nos Estados Unidos é incerto e a questão provavelmente continuará a ser uma fonte de debate e litígio nos próximos anos.

Aqui está um resumo mais detalhado da decisão da Suprema Corte:

* Numa decisão de 6-3, o Supremo Tribunal anulou Roe v. Wade e Planned Parenthood v. Casey, a decisão de 1992 que reafirmou Roe.
* A opinião da maioria, escrita pelo juiz Samuel Alito, argumentou que Roe foi decidido de forma errada e que a Constituição não confere o direito ao aborto.
* Alito escreveu que “a autoridade para regular o aborto é devolvida ao povo e aos seus representantes eleitos”.
* Espera-se que a decisão leve à proibição do aborto em muitos estados. De acordo com o Instituto Guttmacher, uma organização de pesquisa em saúde reprodutiva, 26 estados têm certeza ou probabilidade de proibir o aborto se Roe for derrubado.
* Os defensores do direito ao aborto estão indignados com a decisão e pedem que o Congresso aprove legislação para proteger o direito ao aborto. No entanto, é pouco provável que tal legislação seja aprovada no actual clima político, uma vez que o Partido Republicano se opõe ao direito ao aborto.
* O futuro dos direitos ao aborto nos Estados Unidos é incerto e a questão provavelmente continuará a ser uma fonte de debate e litígio nos próximos anos.

A decisão da Suprema Corte é um importante ponto de viragem na história do direito ao aborto nos Estados Unidos. É uma vitória para os defensores do combate ao aborto e espera-se que tenha um impacto significativo na saúde e nos direitos das mulheres.