casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | Ataques de Pânico
Seu médico recentemente aumentou sua dose de levotiroxina de 50mcg para 75mcg e agora você está tendo ataques de pânico, não consegue dormir, o que deve fazer?
1. Contate seu médico: - Entre em contato com seu médico o mais rápido possível para discutir seus sintomas. Eles estão mais bem equipados para avaliar sua situação e fornecer orientação personalizada.
2. Dose gradual: - Discuta a possibilidade de reduzir temporariamente a dose de levotiroxina. Em alguns casos, um aumento repentino na dosagem pode causar efeitos adversos. Ajustar gradualmente a dosagem pode ajudar a aliviar os sintomas.
3. Avalie outras condições: - Certifique-se de que seu médico tenha um quadro completo de seu histórico médico e dos medicamentos atuais. Às vezes, condições subjacentes ou interações medicamentosas podem contribuir para ansiedade e problemas de sono.
4. Modificações no estilo de vida: - Priorize hábitos regulares de sono, pratique técnicas de relaxamento, mantenha uma dieta balanceada e pratique exercícios regularmente (conforme tolerado). Esses ajustes no estilo de vida podem impactar positivamente os níveis de sono e ansiedade.
5. Monitore os níveis de TSH: - Acompanhe os níveis do hormônio estimulador da tireoide (TSH). Se os seus níveis de TSH estiverem dentro da faixa desejada, isso pode indicar que o aumento da dose é apropriado e os sintomas podem ser temporários.
6. Técnicas de gerenciamento de ansiedade: - Explore estratégias de redução do estresse, como exercícios de respiração profunda, meditação, ioga ou terapia cognitivo-comportamental. Isso pode ajudar a controlar a ansiedade e melhorar o sono.
7. Seja paciente: - Pode levar várias semanas para o seu corpo se ajustar a uma mudança na dosagem de levotiroxina. Dê tempo ao seu corpo para se adaptar antes de fazer mudanças significativas no seu regime de medicação.
Lembre-se de que é essencial trabalhar em estreita colaboração com seu médico para controlar sua condição de tireoide e resolver quaisquer preocupações ou efeitos colaterais.