casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | Ataques de Pânico

O que acontece quando você entra em choque?

O choque é uma condição com risco de vida que ocorre quando o corpo não consegue levar sangue e oxigênio suficientes para seus órgãos e tecidos. Isso pode acontecer devido a uma variedade de causas, incluindo:

* Choque hipovolêmico: Isso ocorre quando há perda de sangue ou outros fluidos do corpo, como sangramento, desidratação ou queimaduras.
* Choque cardiogênico: Isso ocorre quando o coração não consegue bombear o sangue de maneira eficaz, como em um ataque cardíaco ou arritmia.
* Choque séptico: Isso ocorre quando uma infecção grave faz com que o corpo libere substâncias químicas que danificam os vasos sanguíneos e levam à queda da pressão arterial.
* Choque anafilático: Isso ocorre quando uma pessoa tem uma reação alérgica grave, como picadas de insetos ou alimentos como amendoim.
* Choque neurogênico :Isso ocorre quando o sistema nervoso é danificado, como devido a uma lesão na medula espinhal ou concussão.

Quando uma pessoa entra em choque, seu corpo passa por uma série de mudanças na tentativa de compensar a falta de sangue e oxigênio. Essas mudanças incluem:

* Aumento da frequência cardíaca e respiratória: O coração e os pulmões trabalham mais para tentar bombear mais sangue e oxigênio para o corpo.
* Estreitamento dos vasos sanguíneos: Os vasos sanguíneos do corpo se contraem, o que ajuda a evitar que a pressão arterial caia.
* Ativação do sistema nervoso simpático: O sistema nervoso simpático é ativado, o que leva a uma série de alterações no organismo, como aumento da sudorese e dilatação das pupilas.
* Diminuição da produção de urina: Os rins produzem menos urina para conservar líquidos e sangue.

Se o choque não for tratado rapidamente, pode causar danos a órgãos, morte de tecidos e, eventualmente, morte.

Tratamento para choque



O tratamento do choque depende da causa subjacente. No entanto, algumas das medidas gerais de tratamento para o choque incluem:

* Restaurar o volume de fluidos e sangue: Isso pode ser feito por meio de fluidos intravenosos (IV), transfusões de sangue ou outros métodos.
* Melhorar a função cardíaca: Isso pode envolver medicamentos, cirurgia ou outros tratamentos.
* Tratamento da causa subjacente: Isto pode incluir antibióticos para infecções, anti-histamínicos para reações alérgicas ou outros medicamentos ou tratamentos.

Prevenindo choque



A melhor maneira de prevenir o choque é evitar as condições que podem causá-lo. Algumas das coisas que você pode fazer para evitar o choque incluem:

* Manter-se hidratado: Beba muitos líquidos ao longo do dia, especialmente se estiver fazendo exercícios ou suando muito.
* Evitar perda de sangue: Se você tiver um corte ou ferida, limpe-o e faça um curativo adequado para estancar o sangramento.
* Gerenciando suas condições de saúde: Se você tiver um problema cardíaco ou outro problema médico, converse com seu médico para controlá-lo bem.
* Evitando gatilhos alérgicos: Se você tem uma alergia conhecida, evite as coisas que a desencadeiam.
* Usar equipamento de proteção: Se você estiver trabalhando com produtos químicos ou outros materiais perigosos, use equipamentos de proteção, incluindo luvas, óculos de proteção e máscaras.
* Aprendendo RCP: Se alguém entrar em choque, conhecer a RCP pode ajudar a salvar sua vida.