casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | Ataques de Pânico
Que tipo de epilepsia a MAV causa?
A epilepsia secundária à MAV pode resultar em crises focais ou generalizadas, dependendo da localização da MAV e da sua proximidade com as principais estruturas cerebrais: -
Convulsões focais são aqueles que começam em uma área específica do cérebro. A epilepsia do lobo temporal é o tipo mais comum de epilepsia focal causada por MAV. Os sintomas da epilepsia do lobo temporal podem incluir convulsões com características como olhar fixo, automatismos (movimentos repetitivos, como estalar os lábios ou esfregar as mãos) e comprometimento da consciência ou consciência. A epilepsia do lobo frontal é outro tipo de epilepsia focal que pode ser causada por MAV. Os sintomas da epilepsia do lobo frontal podem incluir convulsões com características como movimentos motores (como espasmos ou enrijecimento dos membros), dificuldades de fala e alterações de comportamento ou personalidade.
-
Convulsões generalizadas são aqueles que afetam ambos os lados do cérebro ao mesmo tempo. As convulsões tônico-clônicas (anteriormente conhecidas como convulsões do grande mal) são o tipo mais comum de convulsão generalizada. Os sintomas das convulsões tônico-clônicas incluem perda de consciência, enrijecimento do corpo, movimentos bruscos dos membros e perda do controle da bexiga. As crises de ausência (anteriormente conhecidas como crises de pequeno mal) são outro tipo de crise generalizada que pode ser causada por MAV. Os sintomas de crises de ausência incluem breves períodos de olhar fixo, piscar ou tremer das pálpebras, com ou sem perda de consciência.
Em alguns casos, a MAV também pode levar a uma síndrome de deterioração neurológica progressiva, conhecida como síndrome de Sturge-Weber. A síndrome de Sturge-Weber é caracterizada por convulsões, deficiência intelectual e uma marca de nascença facial distinta conhecida como mancha de vinho do Porto.