O papel da hereditariedade na desordem paranóico ou o risco de que não é totalmente conhecida , como tem havido pouca pesquisa nesta área. Os cientistas não encontraram um risco aumentado de esquizofrenia ou depressão em indivíduos com história familiar de distúrbio paranóico. A evidência para apoiar uma predisposição genética para sintomas de esquizofrenia paranóide em , no entanto , não existe . Há estudos que mostram que se um gêmeo idêntico com esquizofrenia apresenta sintomas paranóicos , o outro geralmente faz tão bem. De acordo com outro estudo, indivíduos com parentes com esquizofrenia são mais propensas a distúrbios paranóicos do que a população em geral.
Abuso de Drogas
Drogas como cocaína, maconha , anfetaminas, PCP e LSD podem induzir sintomas de pensamento ou comportamento paranóico. De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA website , a maconha pode induzir paranóia aguda e PCP pode causar paranóia , quando consumida em grandes doses. Estes medicamentos podem piorar os sintomas de doenças graves de saúde mental, tais como a paranóia da esquizofrenia.
Estresse
A alta incidência de paranóia foi encontrado em prisioneiros de guerra , imigrantes e indivíduos expostos a um estresse extremo . Algumas pessoas, quando empurrados para situações que se encontram altamente estressante de lidar, pode desenvolver uma forma intensa de paranóia chamado paranóia aguda. Essas pessoas sofrem de delírios que podem persistir por meses. Além de ser causal , por si só , o stress às vezes pode servir como gatilho de paranóia em pessoas com disfunção cerebral subjacente ou transtornos de processamento de informação.
Emoções negativas
emoções negativas como irritação , frustração , ansiedade e depressão podem desencadear pensamentos paranóicos , de acordo com o Instituto de Psiquiatria do Kings College de Londres. É perfeitamente humana querer entender o que está acontecendo dentro e ao redor de você. Mas quando uma pessoa está se sentindo por baixo , ele percebe apenas explicações negativas para seus problemas. Às vezes, a pensar o pior sobre os outros não é incomum, de modo que o indivíduo pode estar inclinado a pensar que tudo o que ruim as coisas estão acontecendo em sua vida é devido às ações deliberadas de pessoas ao seu redor . Ele salta para conclusões sem raciocinar cuidadosamente através de todas as alternativas . Como resultado, ele exagera as chances de ameaças em relação a ele e preocupações para além do que é razoável.