casa |  | Informação em Saúde >  | saúde mental | Tratamentos Doença Mental

O que é terapia de grupo e comunitária?

Terapia de grupo e terapia comunitária são tipos de psicoterapia que envolvem um grupo de pessoas (normalmente de 6 a 12) que se reúnem com um terapeuta ou conselheiro treinado para discutir e trabalhar seus problemas comuns.

Terapia de grupo é normalmente usado para tratar uma ampla gama de problemas de saúde mental, incluindo:

- Ansiedade
- Depressão
- Abuso de substâncias
- Transtornos alimentares
- Problemas de relacionamento
- Luto e perda
- Trauma

Terapia comunitária é normalmente usado para abordar questões que afetam uma comunidade ou população específica, como:

- Pobreza
- Sem-abrigo
- Discriminação
- Violência
- Abuso infantil
- Abuso de substâncias

Tanto a terapia de grupo quanto a comunitária podem oferecer vários benefícios, incluindo:

- Suporte: Os membros do grupo podem dar apoio e encorajamento uns aos outros, sabendo que não estão sozinhos nas suas lutas.
- Validação: Os membros do grupo podem ajudar a validar as experiências e sentimentos uns dos outros, o que pode ser útil para reduzir sentimentos de isolamento e solidão.
- Aprendizagem: Os membros do grupo podem aprender com as experiências e mecanismos de enfrentamento uns dos outros.
- Resolução de problemas: Os membros do grupo podem ajudar uns aos outros a debater ideias e desenvolver soluções para os seus problemas.
- Crescimento pessoal: A terapia de grupo pode ajudar os indivíduos a crescer e a mudar, desafiando seus pensamentos e crenças negativas, desenvolvendo mecanismos de enfrentamento mais saudáveis ​​e melhorando seus relacionamentos com outras pessoas.

A terapia de grupo e a terapia comunitária são opções de tratamento eficazes para muitas pessoas. No entanto, eles podem não ser adequados para todos. Se você está considerando terapia de grupo ou terapia comunitária, converse com seu médico ou profissional de saúde mental para ver se é adequado para você.