metacognição . Esta é a capacidade de pensar sobre o pensar . Traçar seus padrões de pensamento , ligando um pensamento atual para o pensamento anterior. Grave como seus pensamentos se desenvolvem e como eles progridem .
2
link pensamentos às emoções . Sentimentos podem ser usados como guias que ajudam a identificar os pensamentos destrutivos. Pessoas que usam a terapia cognitiva efetivamente fazer uma conexão consciente entre pensamentos e sentimentos. Por exemplo, uma pessoa que se sente ansioso em funções sociais podem vincular a ansiedade para eles como ele pensa sobre a situação.
3
Identificar crenças centrais negativas. Eventualmente, pensamentos conduzem a um sistema de crenças. A terapia cognitiva visa mudar as crenças que são prejudiciais. Por exemplo, "Eu sou tímido " é uma crença central que interfere com a capacidade de uma pessoa para se sentir confortável em situações sociais.
4
Identificar o comportamento relacionado com a crença central . Pensamentos e sentimentos levam a ações . A pessoa que se identifica como tímido sente ansiedade em situações sociais , fazendo-a evitar a interação com os outros.
5
Experiência com mais saudáveis crenças fundamentais. A pessoa que pensa de si mesmo como tímido praticaria "Estou de saída " em vez disso . Siga os padrões de pensamento que se adequar a nova crença e seguir com os comportamentos adequados .
6
Foco no positivo . Concentre-se em suas realizações , suas qualidades e seus relacionamentos saudáveis. Reconhecer e gravar seu progresso com a terapia cognitiva.