Todos os profissionais de saúde mental, não importa o tipo , são obrigados a tornar-se certificado antes de fornecer tratamento ou serviços de aconselhamento . Enquanto psicólogos e psiquiatras têm que obter um MD ou Ph.D., assistentes sociais, terapeutas e conselheiros tem que , pelo menos, obter a sua licença para praticar ( EUA Departamento do Trabalho ) .
Garantir Ética Profissional
Além disso , os profissionais são frequentemente associados com organizações nacionais com os seus próprios estatutos , que validam a confiabilidade de um prestador de cuidados de saúde mental e prática ética . Diretrizes éticas comuns incluem : conduta profissional, não se envolver em comportamento discriminatório ou falar, evitar dupla relacionamentos com clientes que possam prejudicar o seu julgamento e consideração para a assistência financeira quando necessário
Research &. Advocacia
Incluindo principais associações , como a APA e Saúde Mental América , os profissionais precisam manter-se atualizado sobre as condições de mudança da sociedade de hoje, eo estado das condições de saúde mental e modelos para o tratamento eficaz em uma base regular
Prevenção do Suicídio .
profissionais de saúde mental também são responsáveis por reconhecer os primeiros sinais de depressão e comportamento suicida , e defendendo linhas directas locais ou centros de crise para situações de emergência .
confidencialidade
Cada psicólogo, terapeuta ou conselheiro deve notificar clientes da sua confidencialidade da informação de saúde mental. Este promete que tudo o que ocorre durante sessões de aconselhamento é uma informação privada . Há uma série de leis que protegem a privacidade dos registros de saúde mental , no entanto, existem circunstâncias especiais em que um processo judicial pode determinar a liberação de informações relevantes.