Tirar uma história completa . Converse com os pais da criança para descobrir por que eles pediram a ajuda de um terapeuta. Informe-se sobre as dificuldades emocionais e comportamentais da criança. Converse com a criança , bem como para obter a sua versão de por que ela está em terapia. Isto irá fornecer a informação de base necessária à medida que trabalha com a criança em expressar a emoção, sofrendo perdas e aumentando a auto-estima.
2
Preste atenção à personalidade da criança para determinar quais as formas de jogar a criança vai responder a mais . Conheça a criança e proporcionar um ambiente de não-julgamento seguro, para que ele possa explorar quem ele é. Deixe a criança sabe que é seguro para expressar o que ele gosta , não gosta e como ele está se sentindo . Procure por sinais não-verbais que podem revelar informações valiosas sobre o estado emocional da criança.
3
Determine quanto a envolver a família da criança em tratamento. Os pais vão esperar para ser mantido no circuito sobre o progresso de seus filhos; no entanto , pode também ser benéfico para elas para as sessões de terapia adjuvante com a criança . Ludoterapia pode até mesmo ser feito com toda a família. Comunique-se regularmente com a família para tranquilizá-los sobre a eficácia da terapia de jogo e as várias fases de tratamento que seu filho está dentro
4
Verifique se o seu sala de terapia é abastecido com suprimentos para ludoterapia . Terapia Sand- bandeja é uma técnica que requer uma bandeja cheia de areia e uma variedade de objetos em miniatura que o cliente pode usar para criar um mundo dentro da bandeja. Quando a criança coloca cada objeto e os padrões que são formados podem revelar muito sobre os pensamentos e sentimentos do cliente. Os livros podem ser usados para educar a criança na dinâmica familiar, as fases no processo de crescimento , a expressão de sentimentos e outros temas relevantes . Bolas podem ser usados para jogar bola ao falar sobre questões da vida do cliente. O processo de lançar a bola para trás e para a frente pode relaxar o cliente como eles discutem assuntos sérios . Bonecas e pode ser útil também. O terapeuta pode aprender muito observando o jogo cliente com brinquedos.