Embora aqueles que procuram a terapia cognitivo-comportamental vai precisar de ver um psicoterapeuta licenciado ou conselheiro de saúde mental , a familiaridade com o método pode ser útil para as pessoas que tentam evitar a recaída em um comportamento destrutivo. Este modelo de terapia inclui aconselhamento , o desenvolvimento ea prática de habilidades de enfrentamento e modificação de estilo de vida todos cujo objetivo é destacar e evitando comportamentos prejudiciais .
Therapy Sessions
O modelo cognitivo-comportamental salienta a importância de sessões de terapia para o cliente para discutir quaisquer questões difíceis , vícios e possíveis razões para a recaída. Como o modelo coloca ênfase significativa na relação terapêutica entre terapeuta e cliente; indivíduos, considerando este tipo de terapia deve ser confortável com o seu terapeuta. Grande parte das sessões de terapia será gasto identificar e discutir questões do cliente e padrões de pensamentos negativos que levam ao abuso de drogas ou outros problemas comportamentais.
Exemplos de padrões de pensamentos destrutivos incluem tudo-ou- nada o pensamento , o pensamento catastrófico , negatividade seletiva, detecção de falhas , perfeccionismo e personalização (feedback vendo erroneamente como crítica ) .
Habilidades de Enfrentamento
Um componente significativo de terapia cognitivo-comportamental é a conclusão lição de casa pelo cliente. Quando esse modelo de terapia é usado para prevenção de recaídas, os centros de casa em ajudar o cliente a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes e estratégias de enfrentamento para substituir comportamentos disfuncionais que levam à recaída. Esta lição de casa pode envolver leitura, auto-avaliação , respondendo a perguntas fornecidas pelo terapeuta e atividades que o cliente encontra agradável.
Lifestyle Muda
Outra técnica cognitivo-comportamental para prevenção da recaída é a modificação de estilo de vida . O terapeuta pode ajudar o paciente a identificar padrões destrutivos na vida diária que precisa ser mudado. Isso pode incluir o desenvolvimento de metas e expectativas realistas para si e dos outros . O terapeuta ajuda o paciente com o aspecto cognitivo , e , em seguida, um plano é posto em prática para o cliente para implementar mudanças comportamentais.
Resumo
O modelo cognitivo-comportamental é a um dos métodos mais populares para a prevenção da recaída . É particularmente boa opção para as pessoas que querem realizar mudanças ao longo da vida e para aqueles que desejam evitar a medicação . Outro benefício é que a terapia comportamental cognitiva é normalmente de menor duração do que outros métodos . Isso pode ser especialmente útil para pessoas que estão pagando para a terapia e necessidade de considerar o custo , que procuram um tratamento eficaz. Além disso, as companhias de seguros estão muito familiarizados com os métodos cognitivo-comportamentais e aprovar deles . Encontrar um terapeuta que tem experiência neste tipo de tratamento e que o cliente pode confiar é essencial.