A importância de realmente ouvir os clientes não pode ser subestimada. Embora isto possa não parecer à primeira vista, a comunicação , considere o que mensagem é enviada quando alguém claramente não está prestando atenção ao que você está dizendo. A escuta ativa envolve a tomada de contato com os olhos , inclinando-se um pouco , balançando a cabeça e até mesmo o silêncio para comunicar a sua total atenção. Focando inteiramente do que os clientes estão dizendo , não estamos dizendo ou estão revelando através de meios não-verbais não só fornece informações valiosas , mas também mostra os clientes que você está totalmente presente no momento com eles.
Perguntas
Fazer perguntas demonstra interesse e reúne as informações que você precisa como um ajudante . As perguntas fechadas podem ser respondidas com "sim", "não" ou uma breve resposta, e eles são apropriados para a recolha de informação específica. Perguntas abertas encorajar os clientes a explorar os seus pensamentos e sentimentos e para esclarecer o que foi dito. Estas perguntas são mais frequentemente usados na terapia , porque eles permitem uma exploração mais profunda do problema e ajudar os clientes a examinar as facetas eles podem não ter pensado.
Reflexões /Atualizações
Como a comunicação é um processo imperfeito , é importante para verificar a nossa compreensão do que ouvimos . Atualizações consistem parafraseando o que os clientes têm dito de uma forma que é mais clara e concisa. Isso permite que os clientes para esclarecer impressões equivocadas e realmente ouvir o que eles estão dizendo. Reflexões de sentir foco na emoção e não de conteúdo , ajudando os clientes a identificar o que estão sentindo . Eles também comunicar a aceitação das emoções dos clientes , promovendo um ambiente em que eles podem se expressar abertamente .
Desafios /Interpretações
Além exploração , a terapia envolve a promoção de uma visão sobre o problema. Os desafios são uma forma de incentivar mais profunda compreensão do cliente de seus medos, desejos , lutas e emoções. Por exemplo, " Você diz que quer estudar música, mas você não praticar . Que é isso? " Interpretações , por outro lado, vai além do que o cliente tenha dito por padrões destacando , temas e conexões detectadas pelo ajudante . " Eu me pergunto se sua procrastinação está relacionada a um medo do fracasso " é um exemplo de uma interpretação.
Auto-revelação
Quando usado adequadamente , revelando quando você tem teve um problema semelhante e como você lidou com isso pode ser bastante cura para os clientes. Auto- divulgações permitir que os clientes para ver as possíveis formas de resolver os seus problemas , ajudá-los a entender o que eles estão sentindo e minimizar as diferenças de poder na relação para estimular a sua plena participação na resolução de problemas. Com a intenção de auxiliar o cliente e promover a introspecção , a auto-revelação ocasional pode ser benéfico.