acordo com um estudo citado pelo Instituto Nacional de Saúde Mental, psicoterapia interpessoal pode efetivamente tratar os sintomas da depressão em adultos idosos. A psicoterapia interpessoal é um tipo de tratamento em que uma pessoa que sofre os sintomas de uma doença mentais fala com um profissional de saúde mental sobre suas relações interpessoais. Porque as pessoas idosas podem ter laços sociais mais fracos , devido à perda de um parceiro ou cônjuge , ou a perda de amigos , os psicoterapeutas devem centrar-se em incentivar a pessoa a fazer novas conexões com amigos e entes queridos. O desenvolvimento de habilidades sociais também pode ser eficaz no tratamento da solidão associada ao envelhecimento , como alguns idosos sentem que precisam de ajuda adicional para estabelecer conexões com outras pessoas.
Medicação
para aqueles que sofrem de doença mental grave , a medicação também é uma opção para o tratamento. O site da Clínica Mayo sugere que aqueles que sofrem de demência - uma série de sintomas marcados pelo pensamento prejudicada, problemas de comunicação e falta de coordenação motora - podem se beneficiar de medicamentos de Alzheimer , tais como inibidores da colinesterase e memantina , que aumentam as substâncias químicas do cérebro que ajudam com raciocínio e julgamento. No entanto , o artigo " Preocupações com a Saúde Mental no Idoso " na WomensHealth.org adverte que para algumas pessoas, o uso de alguns medicamentos pode aumentar as chances de desenvolver depressão. Medicamentos antineoplásicos , medicamentos anti- inflamatórios e do hormônio progesterona pode causar depressão em pessoas idosas. Por este motivo , os cuidadores de idosos devem estar plenamente conscientes do leque de medicamentos que uma pessoa está a tomar e os efeitos colaterais desses medicamentos.
Apoio Social
Talvez o aspecto mais importante do tratamento psiquiátrico para os idosos está em oferecer apoio social. MayoClinic.com sugere que , a fim de impedir o desenvolvimento de demência , os idosos devem ser física e social activa . Participar de atividades como dança, natação e caminhada pode reduzir a gravidade ou mesmo o desenvolvimento de sintomas de demência. As atividades sociais pode executar a gama de atividades físicas , como andar com um amigo ou membro da família, para atividades intelectuais , como jogos ou aprender uma língua. Independentemente de qual atividades parecem mais interessantes, fazê-las com outra pessoa pode contribuir significativamente para a saúde emocional e mental de uma pessoa.
Cuidadores nunca deve assumir que as doenças mentais são uma parte natural do envelhecimento. O Instituto Nacional de Saúde Mental afirma que, embora algumas doenças mentais são mais prevalentes em populações mais velhas , elas não são evidentes em todos os idosos . Por esta razão , o apoio social para lidar com e tratar uma doença mental é fundamental na manutenção da saúde psiquiátrica em idosos.