comportamento condicionado e usar técnicas de modificação de comportamento para tratar vários tipos de personalidade ou de comportamento transtorno diferentes , de acordo com a Enciclopédia dos Transtornos Mentais . Alguns dos distúrbios tratados incluem fobias, transtornos de ansiedade , transtorno obsessivo-compulsivo e TDAH. Essas técnicas também podem ser usados para ajudar as crianças a funcionar mais eficazmente em ambientes escolares e domésticos. Abordagens de tratamento envolvem a identificação de comportamentos indesejáveis e substituí-los por comportamentos desejáveis ou remover os reforços que ajudam a manter comportamentos indesejáveis .
Condicionamento Operante
O condicionamento operante é o marco a partir do qual o comportamento são desenvolvidas técnicas de modificação , de acordo com a Enciclopédia dos Transtornos Mentais . Introduzido pela primeira vez em 1938 por um psicólogo americano chamado BF Skinner, condicionamento operante envolve métodos para moldar e extinção de padrões de comportamento. Técnicas utilizadas aplicar modelos como reforço para trazer o processo de mudança de comportamento . BF Skinner descreveu sua teoria em um livro escrito em 1938 , intitulado " O Comportamento dos Organismos " , onde foram aplicadas técnicas para efetuar a mudança no comportamento humano e animal.
Reforço positivo
reforço positivo é uma das técnicas de condicionamento usados na abordagem de modificação de comportamento , de acordo com a Enciclopédia dos Transtornos Mentais . Ele funciona através da criação de um sistema de recompensas destinadas a incentivar novos comportamentos desejáveis. Um exemplo disso seria premiar uma criança exigente cada vez que ela usa a palavra "por favor" quando pedir algo . A recompensa pode ser algo tão simples como um abraço e normalmente é projetado para caber dentro do contexto da interação. Não é incomum para um terapeuta para estabelecer um acordo sobre o sistema de recompensa com um cliente e elaborar um conjunto de termos em um contrato real .
Negaitve Reforço
Negativo reforço é uma outra técnica condicionado que é usado para eliminar comportamentos indesejáveis , de acordo com a Enciclopédia dos Transtornos Mentais . Esta forma envolve a utilização de um estímulo ou punição sempre um comportamento indesejável é levada a cabo aversivo . A técnica funciona para desencorajar comportamentos indesejáveis através da criação de uma associação negativa entre o comportamento ea conseqüência que resulta no repertório comportamental /mental de uma pessoa . Um exemplo disso poderia ser a de colocar uma imagem de uma versão de si mesmo acima do peso na geladeira para desencorajar o excesso alimentar.
Extinção
extinção é uma terceira técnica comportamental usado em abordagens de modificação comportamental. Ao invés de usar um modelo de reforço, extinção chama a atenção para a resposta esperada que um comportamento particular traz em outros, ou dentro do ambiente circundante. Com efeito, a resposta esperada age como uma recompensa e trabalha para promover o comportamento existente , de acordo com a Enciclopédia dos Transtornos Mentais . Ao remover a resposta esperada em uma base contínua consistente , o comportamento morre no seu próprio tempo.