Este modelo de tratamento ajuda a mulher a trabalhar através dos cinco estágios de mudança : pré-contemplação , contemplação, preparação , ação e manutenção . O resultado do trabalho com sucesso através dos estágios de mudança com uma mulher espancada é a cessação da situação abusiva e contínua manutenção da nova mulher poderosa.
Cognitivo Comportamental Tratamento
Combinando ações comportamentais com processos de pensamento cognitivo é a chave para este modelo de tratamento para mulheres agredidas . O terapeuta ajuda a mulher agredida ver processos mentais cognitivos que estão causando danos à sua vida e auto-estima. Através de sessões de trabalhos de casa e de grupo de comportamento , a mulher agredida aborda a situação dela espancamento atual ou passado. As sessões de grupo são especialmente úteis para mulheres agredidas por causa das relações com seus pares que são formados . A capacidade de identificar-se com as mulheres que passaram com sucesso por uma situação semelhante é útil para a mulher agredida passando por tratamento.
PTSD Tratamento
Mesmo depois de sair uma situação abusiva , muitas mulheres agredidas vai sofrer transtorno de estresse pós -traumático (TEPT) sintomas durante meses e até mesmo anos após o abuso. Sessões de terapia individuais são utilizados para identificar os acontecimentos traumáticos causando o maior perturbações . Aumentando a capacidade de um paciente para confiar em si mesma é frequentemente utilizada neste tipo de tratamento . A mulher agredida muitas vezes sente que não é capaz de tomar boas decisões para si ou seus filhos. Alguns terapeutas vai usar hipnose ou tratamentos movimento rápido dos olhos para ajudar as mulheres a aprender a relaxar e combater o uso abusivo passado.