Questionando o cliente é uma técnica de comunicação necessário. Além de questionar para obter informações pessoais em geral , o conselheiro vai questionar o cliente sobre o problema apresentado . Resistência ao questionamento pode surgir logo no início do curso da terapia , especialmente se o cliente não está à procura de bom grado a ajuda e se sente forçado a participar. O conselheiro pode ser capaz de superar essa resistência , fazendo perguntas abertas (questões que exigem mais do que uma resposta sim /não ) e escutar com atenção, respeito e empatia para as respostas do cliente.
Ouvir
técnicas de escuta ativos incluem a linguagem corporal, tom de voz, e as respostas verbais. A linguagem corporal eo tom são muito mais importantes do que as respostas verbais do conselheiro . Clientes leia mais da forma como o conselheiro age do que a partir do que o conselheiro realmente diz. Um desafio para a escuta ativa é o cliente que divaga sobre assuntos não relacionados com a sua razão de ser no aconselhamento , em um esforço para desviar o conselheiro de obter informações úteis. Um conselheiro deve manter o respeito e empatia para o cliente , enquanto em algum momento re- orientando-o de volta à sua razão para estar lá .
Refletindo
Refletindo é dizendo para o cliente o que o conselheiro acredita que o cliente acabou de dizer. Isso ajuda a esclarecer a comunicação , tanto para o cliente eo conselheiro. Por exemplo , um cliente pode dizer: " Eu nunca vou tomar a medicação . Eu não sei quem toma medicação. " O conselheiro pode refletir esta declaração volta para o cliente como : "Então você está dizendo que você não pode imaginar alguma vez de tomar a medicação por qualquer motivo ? " O cliente pode desafiar a reflexão , dando a resposta, acabou fechado : "Não." O conselheiro pode optar por rolar com a resistência e ir para outros tópicos , ou reformular a pergunta .
Affirming
clientes estão angustiados e não pode muitas vezes ser afirmado em suas vidas pessoais . Os conselheiros podem construir a confiança , afirmando ações do cliente positivos e declarações. Por exemplo , um cliente pode dizer: "Eu não consigo fazer nada direito. Gostaria que os meus filhos tinham um lar estável , mas eu não consigo parar de beber. " Um conselheiro pode afirmar o desejo do cliente para fornecer um lar estável para seus filhos.