Crianças e adultos que são vítimas de abuso emocional , muitas vezes sentir medo como conseqüência - medo de ser ameaçado, é claro, mas também o medo de novas situações , novas pessoas ou medo de se arriscar e experimentar coisas novas . As vítimas podem ter sido dito que ninguém nunca vai amá-los ou que nunca vai ser nada , de modo que o resultado pode ser indivíduos com baixa auto-estima que têm medo de tentar construir relacionamentos, ir para a faculdade ou se candidatar a uma maior pagador posição no trabalho.
worthlessness
uma conseqüência comum de abuso emocional é um sentimento de inutilidade. As vítimas podem evitar novas pessoas e lugares, porque eles sentem que não são dignos de relacionamentos, felicidade ou sucesso. Indivíduos que se sentem inúteis estão em risco de pensamentos suicidas , devido à sensação de que eles não têm nenhum propósito e têm pouca ou nenhuma conexão com os outros . Sua baixa auto-estima também os coloca em risco de se envolver em comportamentos de risco , como drogas e abuso de álcool e sexo promíscuo.
Sem Esperança
Vítimas do emocional abuso , muitas vezes sentem que não há maneira de escapar do abuso. Isto é , em parte, porque o abusador pode dizer-lhes que eles não podem sair, mas também porque a sua auto-estima está tão dividido que eles sentem que não há nada que eles são capazes de fazer. Isto leva a sentimentos de desesperança . Eles perderam a esperança de que suas vidas nunca vai ficar melhor, em relação à sua situação abusiva imediata, bem como o seu futuro.
Incapacidade de lidar
Vítimas de abuso emocional pode ter limitadas habilidades de enfrentamento saudáveis. Enfrentamento saudável envolve ter uma perspectiva e de raciocínio saudáveis habilidades. O abuso emocional toma um pedágio em estas habilidades. Eles também correm o risco de estar envolvido em futuros relacionamentos emocionalmente abusivos. As mulheres tendem a entrar relacionamentos com outros homens abusivos , e as crianças que são vítimas são susceptíveis de entrar relacionamentos abusivos como adultos ou tornar-se emocionalmente abusivo -se devido a suas próprias inseguranças .