bons conselheiros estão cientes de que o estabelecimento de uma relação forte cliente- conselheiro é a parte mais importante de aconselhamento. Conselheiros construir relacionamentos através da criação de confiança. Isso é feito , em parte, através da criação de limites fortes , o que inclui manter o relacionamento profissional e deixando claro aos clientes que as amizades ou outros tipos de relacionamentos são proibidos para os conselheiros e clientes. Desta forma , os clientes são capazes de discutir abertamente os problemas sem medo de julgamento ou represália por parte do conselheiro.
Escuta Ativa
Ouvir é uma técnica importante para conselheiros . A escuta ativa , especificamente, é uma forma que um conselheiro pode comunicar que ela está escutando , permitindo que o cliente para continuar a falar . Isto é feito em parte pela utilização de uma linguagem corporal . O conselheiro acena com a cabeça, faz contato visual e mostra fisicamente que ela está envolvida na conversa. Um conselheiro que está ouvindo ativamente também pode oferecer reconhecimentos verbais discretas , que permitem que a pessoa a continuar a falar . Por exemplo, o conselheiro pode interpor um simples " mm -hmm ".
Perguntas abertas
Conselheiros usar as maneiras pelas quais eles fazem perguntas e os tipos de perguntas que optar por abrir ou fechar as conversas com os clientes. Na maioria das vezes , os conselheiros querem incentivar os clientes a se abrir e compartilhar mais informações . Para isso, o conselheiro emprega perguntas de duração indeterminada . Estes tipos de perguntas , muitas vezes provocam respostas mais longas, mais detalhados. Por exemplo, um exemplo de uma pergunta aberta é: " O que está acontecendo em sua vida? "
Abordagens Teóricas
Conselheiros podem variar muito em suas abordagens teóricas . A abordagem teórica é importante porque informa como o conselheiro trabalha . Por exemplo, um conselheiro que tem uma abordagem cognitivo-comportamental será muito directiva em suas interações , usando intervenções de curto prazo, e , muitas vezes, atribuir " dever de casa" destina-se a dar ao cliente a oportunidade de praticar novos comportamentos. Em contraste, um conselheiro que tem uma abordagem psicanalítica é provável que use técnicas que incluem o uso de associação livre e interpretação dos sonhos e pode concentrar-se em relacionamentos de infância do cliente.