Arte e musicoterapia são tipos comuns de aconselhamento experiencial. O paciente toca um instrumento , cores ou empates, o que permite o cérebro para se concentrar no aspecto criativo de arte ou música. O conselheiro pode, então, fazer perguntas, investigando o incidente ou problema que levou a pessoa a terapia. Terapia Criativo também permite que o paciente olhar para a arte ou instrumento em vez de o conselheiro , o que pode ser mais fácil para alguns pacientes.
Terapia recreativa
Terapia recreativa também obras com base na idéia de que pensamentos e memórias de um paciente pode abrir se o corpo está ocupado com uma atividade . Na terapia de lazer, a pessoa tem um esporte ou talvez apenas anda com o terapeuta. Se o paciente faz algo físico, emoções podem fluir mais livremente quando o corpo está vem para descansar.
Role-Playing
Esta forma de aconselhamento experiencial , muitas vezes lida com a resolução de conflitos no local de trabalho . Ao invés de falar de um problema , o terapeuta vivencial orienta o paciente através de uma experiência de role-playing para ajudar a identificar maneiras diferentes uma pessoa pode reagir à situação. Role-playing não se limita ao local de trabalho , no entanto. Alguém com ansiedade significativa , por exemplo, poderia role-play para chegar a respostas para o problema de criar ansiedade.
Experiências revivendo
Uma técnica de aconselhamento experiencial final está revivendo más experiências . Conselheiros ajudar os pacientes a falar através de uma relação problema. Os pacientes podem revisitar experiências negativas na infância ou problemas no casamento. O foco nestas sessões gira em torno de o que os desejos dos pacientes tinha acontecido , o que permite que o paciente para explorar mais detalhadamente como isso se sente diferente e começar a deixar de emoções negativas.