Converse através de seus sentimentos. Falar com alguém como psicoterapeuta, rabino ou sacerdote é um primeiro passo importante no sentido de ajudar a curar sentimentos de vergonha . Esse sentimento às vezes são tão profundamente enraizada na psique que a pessoa que as experimenta acredita que ele é inútil , explica Jan Fable , um psicoterapeuta com sede em Connecticut. Falando sobre esses sentimentos lhe permite explorar os acontecimentos passados que provocaram sentimentos de vergonha e de identificar as defesas que o impedem de chegar ao cerne do problema .
2
Explore terapia liberdade emocional. Esta terapia , também conhecida como a técnica de vazamento, se acredita ajudar a libertar sentimentos negativos enraizadas , como pena . Para se livrar de sentimentos vergonhosos , simplesmente focar o sentimento de vergonha , avaliar a sua intensidade em uma escala de 1 a 10 e toque em pontos de acupuntura específicos sobre sua cabeça , o rosto e as mãos com os dedos. Visite tapping.com para uma demonstração de vídeo gratuito de como usar técnicas de liberdade emocional .
3
Abrace sua criança interior. Sentimentos percebidos como vergonhoso são muitas vezes enraizados em feridas da infância e traumas . De acordo com o autor norte-americano e guru crescimento pessoal John Bradshaw em seu livro, " A cura da vergonha que vos une , " vergonha de cura envolve reintegração de partes de vocês que foram alienadas na infância. Grave seus sentimentos em um diário, escrever diálogos e técnicas de uso de visualização para se conectar com a sua criança interior .
4
Adote uma afirmação positiva . Diga " " Eu me amo e me aceito exatamente como sou, agora, neste momento, "em voz alta e as vezes que você precisar, e em breve você vai começar a acreditar.