Quando demonstrando habilidades de escuta ativa , é imperativo que o terapeuta não parece distraído ou entediado com a interação. A escuta ativa significa que o terapeuta ouve a história do cliente, e repete de volta para ela o que ele pensa que ele ouviu . Isso permite que o cliente sentir que o terapeuta compreende sua situação e incentiva-la a aprofundar o diálogo .
Escuta ativa envolve também o terapeuta apresentando-se com uma posição aberta. O terapeuta não deve cruzar os braços ou rosto afastados da cliente , pois isso pode ser visto como uma barreira para a conversa. Delicadamente, balançando a cabeça enquanto olha para o cliente quando ela está falando também faz ela se sentir ouvido e compreendido .
Refletindo Sentimentos
Refletindo pensamentos e sentimentos de um cliente pode ajudar a construir um relacionamento terapêutico .
Refletindo sentimentos é essencial quando se trabalha com um paciente doente mental , uma vez que lhe permite determinar que você tenha entendido o que ele está dizendo e que você está envolvido na conversa. Como a escuta ativa , refletindo os sentimentos de um cliente também pode garantir que você tenha ouvido corretamente , o que aprofunda o nível de comunicação . Os clientes que estão envolvidos na terapia precisam ter seus sentimentos verificado ou ouvido. Isso ajuda a proporcionar-lhes um ambiente terapêutico onde eles podem começar a fazer mudanças de forma segura para os seus pensamentos e comportamentos.
Questionando
usar diferentes técnicas de interrogatório para ajudar a reunir informações de um cliente .
Há muitas formas de questionar um cliente que sofre de um distúrbio de saúde mental. Abertas e perguntas fechadas são importantes para manter em mente durante uma sessão individual. As perguntas abertas são as perguntas que permitem que o cliente para fornecer-lhe com uma abundância de informações. Estas perguntas geralmente começam com as palavras " como", "por que" e " quando", " e, geralmente, não pode ser respondida com uma palavra.
Perguntas fechadas são convidados usando palavras como" ' são " , " fazer" e " pode", e pode ser respondida em um sim ou não de moda. Selecionar o estilo de questionamento apropriado pode fomentar um relacionamento terapêutico pela coleta de informações relevantes sobre o assunto que está sendo discutido.
Incoerências e contradições
Gently apontando inconsistências podem ajudar a manter um cliente na pista.
Alguns clientes de saúde mental vêm à terapia sofrimento de padrões de pensamento falhos ou mecanismos de enfrentamento pobres. Ao se comunicar com os clientes , é essencial para o terapeuta para apontar suavemente inconsistências e contradições no processo de enredo ou o pensamento do cliente. Inconsistências podem ocorrer durante as comunicações verbais e não -verbais.
Inconsistências ou contradições ocorrem quando a emoção de um cliente não corresponde a sua linha de história. Por exemplo, se um cliente está sorrindo nervosamente ao discutir a morte de um ente querido, há uma grande inconsistência. Gentilmente apontar isto para um cliente pode ajudá-los a começar a entender as emoções bloqueadas ou reprimidas e ajudá-los a trabalhar através do processo de luto.