Determine se o cliente está com medo ou resistente . O cliente deverá confiar no terapeuta implicitamente com um grande número de detalhes íntimos . O cliente deve sentir que você está envolvido no processo terapêutico e que você é ético em suas transações antes de qualquer confiança pode ser estabelecida.
2
Examine suas próprias ações para possíveis erros . Pergunte-se se o cliente está realmente resistir a lição de casa atribuído a cada semana , ou se as suas expectativas pode ser definido um pouco alto neste momento na terapia .
3
Analisar o histórico do cliente para determinar se há alguma comorbidade ou medicamentos prescritos que podem interferir com a participação do cliente . Um cliente que é incapaz de participar de sua terapia não é resistente . Em vez disso, o terapeuta deve se envolver com médico de cuidados primários do cliente para determinar se é necessária uma outra abordagem .
Lidar com a resistência
4
Melhorar a compreensão do cliente do processo terapêutico . De acordo com o Dr. Robert Leahy , diretor do Instituto Americano de Terapia Cognitiva , alguns clientes têm uma idéia errada de que a terapia requer atenção aos eventos passados , enquanto CBT exige que o cliente permanecer no presente. Educar o cliente sobre o processo de TCC ajuda a se concentrar no aqui -e-agora e diminui sua resistência.
5
Use o método socrático de questionamento para envolver o cliente, e não apenas quando você está coletando informações mas também quando você está dando isso. O método socrático permite ao cliente tirar suas próprias conclusões sobre a informação em ambos os sentidos de fluxo . CBT é um método baseado em fatos e este método reduz a capacidade do cliente para resistir , pedindo-lhe para enfrentar ações, comportamentos e conseqüências no mundo como ele é agora.
6
Ajude as conseqüências decatastrophize cliente. Um cliente pode resistir a uma parte do tratamento, tais como lição de casa, devido ao medo das conseqüências do fracasso. Ou seja, um cliente pode ter medo de falar com um atendente da loja , porque ela pode gaguejar eo funcionário pode rir dela . Ajudar o cliente a avaliar o impacto do riso do funcionário e ajudá-la a reduzir a ansiedade , ela pode sentir-se sobre a possibilidade de que possa ocorrer.
7
Ajuda o cliente aumentar as habilidades de que precisa para interpretar corretamente as questões e atuar de forma colaborativa em sua terapia. Se o fizer, irá aumentar a sua capacidade de dirigir a sua própria terapia e irá reduzir sua resistência à terapia.