casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | insônia
A serotonina deixa você com sono depois de uma refeição?
Embora a serotonina desempenhe um papel na regulação do sono, ela não é necessariamente responsável direta pela sonolência pós-refeição frequentemente sentida após comer. Em vez disso, vários factores contribuem para este fenómeno:
1.
Aumento da glicose no sangue :Depois de consumir uma refeição, especialmente uma rica em carboidratos, os níveis de açúcar no sangue aumentam. Isso estimula a liberação de insulina, que ajuda a transportar a glicose da corrente sanguínea para as células para obter energia. A insulina também desencadeia a liberação de serotonina do cérebro. No entanto, a principal causa da sonolência pós-refeição não é a serotonina em si, mas a diminuição geral dos níveis de açúcar no sangue após o pico inicial.
2.
Ritmo Circadiano :Seu corpo tem um ciclo natural de sono-vigília conhecido como ritmo circadiano. Normalmente, o seu estado de alerta atinge o pico durante o dia e diminui à noite, promovendo sonolência à noite. Depois de comer, principalmente durante o dia, o aumento da serotonina e a queda nos níveis de açúcar no sangue podem amplificar essa sonolência natural, levando à sonolência pós-refeição.
3.
Digestão e fluxo sanguíneo :O processo de digestão desvia o fluxo sanguíneo de outras partes do corpo, incluindo o cérebro. Esta diminuição temporária do fluxo sanguíneo cerebral pode contribuir para uma sensação de cansaço após comer.
4.
Triptofano e outros aminoácidos :Certos alimentos, como leite, iogurte, peru e banana, contêm altos níveis do aminoácido triptofano, que é um precursor da serotonina. Embora a ingestão desses alimentos possa levar ao aumento da produção de serotonina, o efeito sobre a sonolência é frequentemente exagerado. Alimentos ricos em triptofano precisam ser consumidos em grandes quantidades para afetar significativamente os níveis de serotonina.
Portanto, embora a serotonina seja um neurotransmissor envolvido na regulação do sono e no humor, não é o único fator por trás da sonolência pós-refeição. A combinação de alterações no açúcar no sangue, ritmo circadiano, digestão e possivelmente outros hormônios e aminoácidos desempenham um papel nesta experiência comum.