casa | | Informação em Saúde > | saúde mental | insônia
Quantidade x qualidade:você precisa de 8 horas todas as noites?
O debate sobre quantidade versus qualidade do sono já se arrasta há anos e não existe uma resposta fácil que sirva para todos. Idealmente, ambos os aspectos são essenciais para uma saúde ideal. É fundamental prestar atenção ao seu corpo e ao que funciona melhor para você.
Embora existam alguns fatores relacionados à duração do sono, a qualidade do sono que você recebe todas as noites é de extrema importância. Um horário de sono saudável, juntamente com exercícios regulares, uma dieta balanceada e controle do estresse, pode resultar na melhoria do bem-estar geral e da vitalidade.
Requisitos de quantidade: Crianças: Crianças e adolescentes precisam de mais sono do que os adultos, pois esse período favorece o crescimento físico, o desenvolvimento do cérebro e a saúde mental.
Geralmente, as durações de sono recomendadas são:
-
3-5 anos :10-13 horas
-
6-13 anos :9-11 horas
-
14-17 anos :8-10 horas
Adultos: A National Sleep Foundation recomenda que os adultos durmam cerca de 7 a 9 horas por noite. Essa duração ajuda a apoiar o desempenho cognitivo, a saúde cardiovascular, o funcionamento do sistema imunológico e muitas outras facetas do bem-estar.
Indicadores de qualidade: Avaliar a qualidade do seu sono pode ser mais complicado do que contar as horas que você passa dormindo. Aqui estão alguns indicadores de qualidade do sono:
- Acordar sentindo-se revigorado e energizado -
Capacidade de adormecer relativamente rápido e sem interrupções durante a noite -
Falta de sonolência diurna -
Manter o estado de alerta e concentração durante as horas de vigília -
Ausência de ronco ou apneia do sono -
Redução do estresse e melhora do humor Priorizando a qualidade: Ao mesmo tempo que se esforça para cumprir a duração recomendada do sono, existem várias estratégias que você pode empregar para melhorar a qualidade do seu sono:
1.Cronograma consistente :Vá para a cama e acorde aproximadamente à mesma hora todos os dias, mesmo nos fins de semana, para regular o relógio interno do seu corpo.
2.Rotina da hora de dormir: Estabeleça uma rotina relaxante na hora de dormir que o ajude a relaxar antes de dormir, envolvendo atividades como leitura, alongamentos leves ou tomar um banho quente.
3. Ambiente de sono: Certifique-se de que seu quarto esteja fresco, escuro e silencioso. Elimine aparelhos eletrônicos e mantenha a temperatura confortável para dormir.
4.Evite estimulantes: Reduza o consumo de cafeína e álcool antes de dormir, pois podem afetar negativamente a qualidade do sono.
5.Atividade Física: Pratique atividades físicas regularmente, mas evite exercícios intensos muito perto da hora de dormir.